O livro Elementos de Euclides

Curiosidades científicas/matemáticas - O Livro "Elementos" de Euclides


 
 

O maior livro de matemática de todos os tempos é o "Elements", foi escrito por Euclides de Alexandria no período de 320-260 A.C. No mundo ocidental, a popularidade deste livro só foi ultrapassada pela Bíblia. Por mais de 2000 anos o seu conteúdo marcou o estudo da geometria em todo o mundo. O que é muito estranho é que para um livro tão famoso e importante se conheça tão pouco da vida e obra do seu autor. Euclides foi um extraordinário matemático do Museu de Alexandria. Várias histórias se contam sobre Euclides relativamente à geometria e a sua aprendizagem. 


Uma história com o Rei Soter, o primeiro Rei do Egipto e fundador do museu de Alexandria, enquanto estudava geometria com Euclides, referia que achava difícil aquela matéria e, pediu-lhe uma maneira mais fácil de aprender aquele conteúdo. Euclides respondeu,


 "Oh, king, in the real world there are two kinds of roads: roads for the common people to travel upon and roads reserved for the king to travel upon.  In geometry there is no royal road".  

Publicado/editado: 18/10/2011