Bits & Bytes por Alexandre Trocado - MB Way

Eixos de Opinião de setembro de 2018

Alexandre Trocado - Professor de Matemática

Título: MB Way

O serviço MB Way é disponibilizado pela SIBS (entidade responsável pela rede Multibanco) e tem como objetivo tornar mais acessível os pagamentos, transferências bancárias e compras online. Para isso o MB Way encontra-se disponível para a quase totalidade dos smartphones mais recentes, com a grande vantagem não ser cobrado qualquer custo pelas operações efetuadas. Vejamos alguns exemplos. 

• Não tem moedas e um amigo pagou-lhe o café. Para devolver o valor basta abrir a aplicação MB Way no telemóvel e escolher a opção Transferir dinheiro. A seguir seleciona o número de telemóvel (do amigo que aderiu ao MB Way) e em segundos é efetuada a transferência. 

• Esqueceu-se do cartão multibanco em casa e precisa de levantar dinheiro. Para levantar dinheiro sem cartão Multibanco basta abrir a aplicação MB Way, escolher a opção Levantar dinheiro e escolher o valor pretendido. Em seguida deverá dirigir-se a um terminal multibanco, carregar na tecla Verde e inserir o código numérico fornecido pela aplicação.

• Não tem cartão multibanco e pretende efetuar compras. Numa loja que dispõe de pagamentos por MB Way tem três formas de efetuar pagamentos: digitalizando o QR Code fornecido pelo terminal de pagamento, fornecendo ao comerciante o número de telemóvel associado ao MB Way ou aproximando o telemóvel (que deverá ter chip NFC) do terminal de pagamento. Para tal, na aplicação MB Way deverá escolhe a opção Pagar com MB Way, a modalidade de pagamento e, por fim, confirmar a transação.

• Pretende fazer compras online. Na aplicação MB Way deverá seleccionar a opção Gerar Cartão MB NET, definir o prazo do cartão de crédito virtual e o montante máximo para as transações com esse cartão. Esta é uma forma segura de efetuar compras online, basta para isso definir o prazo mínimo de um mês para o cartão de crédito e o valor máximo igual ao valor da compra.

Com todos estes serviços intuitivos e gratuitos os bancos pretendem atrair os seus clientes para esta nova forma de lidar com as transações bancárias e talvez para num futuro próximo ponderem rentabilizar o seu investimento cobrando algumas comissões.

Publicado/editado: 24/09/2018