Johann Carl Friedrich Gauss (Braunschweig, 30 de Abril de 1777- Göttingen, 23 de Fevereiro de 1855), foi um matemático, astrónomo e físico alemão que contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos números, estatística, análise matemática, geometria diferencial, geodésia, geofísica, eletroestática, astronomia e óptica.
Alguns o referem como princeps mathematicorum (em latim, "o príncipe da matemática" ou "o mais notável dos matemáticos") e um "grande matemático desde a antiguidade", Gauss tinha uma marca influente em muitas áreas da matemática e da ciência e é um dos mais influentes na história da matemática. Ele refere-se à matemática como "a rainha das ciências".
Aos sete anos entrou para a escola. Segundo uma história famosa, seu director, Butner, pediu que os alunos somassem os números inteiros de um a cem, mal havia enunciado o problema e o jovem Gauss colocou sua lousa sobre a mesa, dizendo: ligget se! Sua resposta, 5050, foi encontrada através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética. Butner reconheceu a genialidade do menino de dez anos, passou a incentivá-lo nos seus estudos, junto com seu jovem assistente, Johann Martin Bartels (1769-1856), apaixonado pela matemática. Entre Bartels, com dezassete anos, e o aluno de dez nasceu uma boa amizade que durou toda a vida.
Um dia Gauss tão entusiasta pela matemática referiu acerca do nascimento dum seu filho:
Fiz uma descoberta maravilhosa e já agora, hoje nasceu o meu filho.
"Mathematics is the queen of the sciences"
Carl Gauss (1777 - 1855)
"A matemática é a rainha das ciências"
Carl Gauss (1777 - 1855)