O português Papa João XXI foi também um matemático do séc.XIII. Sabia?

O único Papa português também matemático

Papa João XXI (Pedro Julião) foi um matemático português do séc. XIII



Faz hoje 736 anos que um matemático português foi eleito Papa. João XXI nascido Pedro Julião mais conhecido como Pedro Hispano foi Papa entre setembro de 1276 até Maio de 1277 data da sua morte. Foi também um famoso médico, filósofo, professor e matemático português do século XIII.


Pedro Julião nasceu em Portugal, em Lisboa, em data desconhecida.

João XXI iria marcar o seu breve pontificado (de pouco mais de 8 meses) pela fidelidade ao XIV Concílio Ecuménico de Lião. Apressa-se a mandar castigar, em tribunal criado para o efeito, os que haviam molestado os cardeais presentes no conclave que o elegera.

Embora sem grande sucesso, leva por diante a missão encetada por Gregório X de reunir a Igreja Grega à Igreja do Ocidente. Esforça-se por libertar a Terra Santa em poder dos turcos .


A eleição de Pedro Julião, em conclave realizado em Viterbo, após a morte do Papa Adriano V, a 18 de Agosto de 1276, decorre num período muito perturbado por tensões políticas e religiosas e com alguns cardeais a sofrer violências físicas. É eleito Papa a 13 de Setembro e coroado a 20 de Setembro de 1276, e adota o nome de João XXI.

Pedro Julião, ou Pedro Hispano, nasce em Lisboa, então Reino de Portugal, provavelmente na que é a atual freguesia de São Julião, em data não conhecida, mas seguramente antes de 1226. Filho de Julião Rebelo, médico e, de Teresa Gil (embora Luís Ribeiro Soares defenda que possa ter sido filho do chanceler de D. Sancho I, Mestre Julião Pais).

Começou os seus estudos na escola episcopal da catedral de Lisboa, tendo mais tarde estudado na Universidade de Paris (alguns historiadores afirmam que terá sido na Universidade de Montpellier) com mestres notáveis, como São Alberto Magno, e tendo por condiscípulos São Tomás de Aquino e São Boaventura, grandes nomes do cristianismo. Lá estuda medicina e teologia, dedicando especial atenção a palestras de dialéticalógica e sobretudo a física e metafísica de Aristóteles.




Publicado/editado: 13/09/2012