Leonhard Paul Euler nasceu em Basileia no dia 15 de abril de 1707. Morreu a 18 de Setembro de 1783, em São Petersburgo, com 76 anos. De origem suíça, passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha.
Euler foi um dos mais prolíferos matemáticos de todos os tempos. Publicou, em vida, nas revistas das mais prestigiadas academias da Europa, cerca de 500 artigos de investigação, uma vintena de livros, tendo deixado uns 300 artigos em forma manuscrita, que foram sendo publicados nos oitenta anos que se seguiram à sua morte.
Em 1844 um dos seus bisnetos encontrou mais 60 manuscritos no seu sotão, que publicou em 1862. A correspondência científica de Euler contém aproximadamente 3100 cartas trocadas com cerca de 300 correspondentes distintos, sendo cerca de 1000 escritas por Euler.
É notável a variedade de assuntos em que Euler trabalhou e as áreas nas quais deixou contribuições importantes incluem a Física, a Astronomia e a Engenharia. Em Matemática escreveu trabalhos em áreas muito diversas, tais como: Análise Infinitesimal, Álgebra, Teoria dos Números, Geometria, Combinatória, Teoria de Probabilidades, Equações Diferenciais e Cálculo de Variações.
A clareza das suas exposições e a profundidade das suas contribuições terão levado Pierre-Simon Laplace a recomendar: "Leiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós!". (segundo um relato de Gugliemo Libri no "Journal des Savants", Janvier 1846, p. 51: « ...ces paroles mémorables que nous avons entendues de sa [Laplace] propre bouche: "Lisez Euler, lisez Euler, c'est notre maître à tous".»)
Por Carlos Marinho