Pilar Ribeiro - A matemática portuguesa faria hoje 102 anos

Símbolos & Figuras

Pilar Ribeiro - A matemática portuguesa faria hoje 102 anos

Clube de Matemática SPM


Pilar Ribeiro nasceu em Lisboa, a 5 de outubro de 1911. Foi aluna do liceu Maria Amália Vaz de Carvalho. Numa época em que não era vulgar as mulheres tirarem um curso, licenciou-se em Matemática pela Faculdade de Ciências de Lisboa, decorria o ano de 1933. Na mesma época, casou-se com o também matemático Hugo Ribeiro, que conhecera durante o curso.

Após um estágio no liceu Pedro Nunes, iniciou a sua atividade profissional, lecionando a disciplina de Matemática no Liceu Camões. No mesmo período, frequentava o Seminário de Análise Geral, organizado pelo carismático matemático António Aniceto Monteiro.

Na primeira direção da SPM, no biénio 1941/1942, exercia o cargo de 1.º Secretário. Voltou a exercer esse mesmo cargo na gestão de 1946/1947, quando Hugo Baptista Ribeiro era Secretário-Geral. Durante a primeira fase da Sociedade, esteve sempre ativa, e mesmo no exterior produziu textos para a Gazeta de Matemática sobre o "Ensino da Matemática na Suíça".

Entre 1942 e 1946, acompanhou o marido a Zurique, onde aproveitou a estadia para completar os seus estudos académicos, realizando o seu doutoramento. Pilar Ribeiro frequentou vários cursos de especialização em Matemática na Escola Politécnica Federal de Zurique. Quando Hugo Ribeiro deixou de receber a bolsa a que tinha direito, por determinação do Instituto de Alta Cultura, passou a sustentar a casa para que ele pudesse concluir o seu doutoramento.

Em 1947, após os expurgos dos matemáticos em Portugal, o casal partiu para os Estados Unidos da América. Pilar Ribeiro foi então instrutora de Matemática na Pennsylvania State University.

Após o 25 de abril, o casal regressou a Portugal. De 1976 a 1980, Pilar Ribeiro foi professora na Universidade do Porto e na Escola Biomédica Abel Salazar.

Maria do Pilar Ribeiro faleceu em Cascais no dia 28 de Março de 2011, aos 99 anos de idade a poucos meses de completar 100 anos.


Por Carlos Marinho














Publicado/editado: 05/10/2013