|
A matemática tem múltiplas utilidades. Saber matemática é tão importante como realizar as mais simples tarefas do dia-a-dia. Neste espaço pretendo ao longo do colocar algumas dúvidas simples que surgem da minha aprendizagem com a disciplina.
Afonso Miguel - Estudante |
No prova dos nov(os)e deste mês deixo-vos um problema de matemática sobre comboios. Este mítico e mágico meio de transporte tem a função de levar pessoas e mercadorias para outro destino. O comboio que vos falo faz a ligação entre a capital portuguesa e a cidade de Sintra. Alguns quilómetros que são feitos diariamente por milhares de pessoas.
Problema:
Este comboio vai de Lisboa a Sintra, parando em Cascais e no Estoril. Em Lisboa, 88 passageiros estão no comboio. Algumas pessoas saem em Cascais e entram outra 12. No Estoril, 45 pessoas entram e 12 saem. Quando chega a Sintra, estão 120 pessoas no comboio. Quantas pessoas saíram em Cascais?
Fico à espera das vossas respostas no facebook do clube spm.
O comboio é um meio de transporte de eleição que faz parte do imaginário de qualquer pessoa. Por definição, comboio é um grupo de veículos que, juntos, se dirigem para o mesmo destino. É um conjunto de vagões engatados e movidos por uma locomotiva. Faz lembrar um pouco a matemática. Diria que a matemática é um conjunto de conteúdos que ligados uns aos outros nos fazem chegar a outros destinos. Não concorda?
Numa altura que os comboios, principalmente no interior do país, têm os dias contados e, tal como a procura e a descoberta da matemática por vezes parece ser um caminho difícil e complexo, deixe-vos uma frase do grande mestre Pitágoras , "despreza as estradas largas, segue os carreiros".