Geometria Simpléctica e algumas das suas Aplicações no IST

Clube SPM

Malabarismo e Matemática no Porto com António Machiavelo

Clube SPM

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM



Está a realizar-se (30 de janeiro ate dia 1 de fevereiro) um workshop no IST (Instituto Superior Técnico) sobre os desenvolvimentos mais recentes em Geometria Simpléctica e algumas das suas Aplicações


Participam neste evento cerca de 130 matemáticos vindos de toda a Europa e de algumas partes do resto do mundo. Muitos são também os matemáticos portugueses presentes neste evento, com destaque para Miguel Abreu (Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática), que recorde-se é professor catedrático do IST e doutorado em Geometria e Topologia Simplética.


Este geometria foi uma descoberta de Arquimedes há mais de 2000 anos. A Geometria e Topologia Simplética tem origem na Física, mais precisamente nos espaços de fase e transformações canónicas da Mecânica Clássica. Estuda propriedades de generalizações desses espaços e transformações. No caso mais simples de espaços de dimensão 2, que inclui por exemplo o plano e a superfície de uma esfera, a Geometria e Topologia Simpléctica estuda propriedades das transformações destes espaços que preservam área.


A geometria simplética nasceu da mecânica clássica nos finais do século XVIII para analisar o movimento dos planetas, de pêndulos e outros objetos sujeitos a forças frequentemente de origem gravítica. Tendo sofrido uma vigorosa expansão nos últimos 50 anos, a geometria simplética tornou-se numa nova área central da geometria. 


Amanhã, dia 1 na rubrica (Di)Visões, Miguel Abreu vai desvendar um pouco mais sobre este evento e esta área de trabalho. 

Publicado/editado: 31/01/2014