|
A matemática tem múltiplas utilidades. Saber matemática é tão importante como realizar as mais simples tarefas do dia-a-dia. Neste espaço pretendo ao longo do colocar algumas dúvidas simples que surgem da minha aprendizagem com a disciplina.
Afonso Miguel - Estudante |
A hidroelétrica chinesa de Três Gargantas atingiu níveis alarmantes em julho de 2010, diante das chuvas torrenciais que atingiram a região. O Comité de Recursos Hídricos do rio Yang Tsé alertou que o nível da represa atingiria nessa semana um pico de 70 mil metros cúbicos por segundo. Até o momento, o máximo foi no ano de 1998, com 50 mil metros cúbicos por segundo.
Esta represa tem capacidade para armazenar 22 bilhões de metros cúbicos de água do Yang Tsé, mas as contínuas precipitações desde princípios de julho elevaram o nível de todos os afluentes do rio até níveis inusitados.
Com estes dados, estimava-se que o nível das águas na hidrolétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, alcançasse o máximo de 175 metros de altura, uma quantidade à qual nunca antes havia chegado.
A água acumulada no reservatório atingiu nesse fim de semana os 147,3 metros de altura. Por isso, a direção da represa abriu ao máximo as comportas para a esvaziar a um ritmo de 34 mil metros cúbicos por segundo, numa tentativa de dar espaço ao novo fluxo de água.
Numa altura que só chove em Portugal, com muita gente a meter água, no artigo deste mês vou-me juntar e, vou também entrar na onda. Fica aqui um exercício de um rio qualquer de Portugal. Num determinado local estava com um caudal de x metros cúbicos por segundo. Um dia depois de uma intensa e duradoura chuva, o caudal do rio foi medido de novo e, conclui-se que o caudal tinha aumentado 30 por cento.
1. Sabendo que o caudal passou a ser de 39 m3/s, qual seria então o caudal inicial?
Vamos ver como está o seu cálculo…
Mas imagine agora que passados 2 dias o caudal diminuiu 30%.
2. Qual é este último caudal?