Contos de 3º Grau-O Serviço por Carlos Marinho (2ª Parte-12º episódio)
Contos de 3º Grau - Matemática
Título: O Serviço...
1ª Parte por Paulo Correia - Dia 1
O Vitor entrava no hotel, numa capital do centro da Europa... ia livrar-se dos óculos sem graduação e da barba longa que o tinham acompanhado nas últimas semanas.
Tinha acabado de conseguir um doutoramento com uma dissertação na área de Data Mining, em nome de Abu Salim – um árabe endinheirado... Vitor já tinha feito trabalhos académicos em nome de outras pessoas – era uma atividade de que não se orgulhava, mas era muito bem paga, e todo o esquema lhe parecia muito bem montado – nunca tinha conhecido nem os mentores do processo nem os clientes.
Depois do banho, e da barba, consultou o mail. Tinha a habitual mensagem de congratulações pelo bom trabalho, os detalhes do pagamento, e uma proposta para um novo serviço, escrever um artigo para ser submetido a uma revista científica de renome. A área de investigação era a sua, o pagamento era muito razoável (como de costume) e não sabia quem assinaria o artigo (como de costume). Só o prazo de seis meses é que lhe parecia curto, mesmo assim, decidiu aceitar.
Na semana seguinte, já de volta às suas funções convencionais, no departamento de estatística do banco, ouviu o chefe comentar, com um sorriso, que preparava um artigo para publicação, na área de Data Mining... deveria estar pronto em seis meses!
2ª Parte por Carlos Marinho - Dia 6
Vitor recordou com alguma nostalgia imediatamente a primeira definição de Data Mining da sua tese de doutoramento.
(um conjunto de ferramentas e técnicas que através do uso de algoritmos de aprendizagem ou classificação baseados em redes neurais e estatística, são capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento)
A ideia que ia fazer um artigo para aquele borra botas mexeu um pouco com ele, mas pensou que poderia trocar algumas ideias sobre o artigo.
- Parabéns, chefe! Se quiser posso falar-lhe de um algoritmo que estudei que pode evidenciar padrões…
- Desculpa, Vitor. O que é um algoritmo? Padrão de quê?
Vitor ficou escandalizado e testou:
- Deixe lá…através da Curva de Gauss...
- A curva de quem?
Vitor testou o limite e foi até conteúdos de 7º ano de escolaridade:
- Foi algo que testei para o banco, achei a mediana e a moda dos valores…
- Mediana! Moda! Não trabalhes, quem passa de moda és tu! Respondeu o chefe Manuel Relvas...
3ª Parte por José Carlos Santos - Dia 11
4ª Parte por Filipe Oliveira- Dia 16
5ª Parte por José Veiga de Faria - Dia 21
6ª Parte Sílvio Gama - Dia 26