Segmentos por Carolina Santos

Eixos de Opinião abril de 2014


                       


Segmentos ou momentos de uma vida deu origem a Segmentos. Procuro, ao longo dos próximos meses, falar sobre alguns dos matemáticos mais importantes da história e fazer com a sua história ou o seu trabalho uma análise do nosso quotidiano, quer nas aplicações, quer no momento particular que a nossa matemática e o seu ensino vive.  Segmentos segue todos os dias 6 de cada mês aqui no clube spm.           


Carolina Santos - Licenciada em Matemática                      



Segmentos por Carolina Santos

Artigo de abril de  2014


Título: Isaac Newton...


Isaac Newton nasceu em Londres a 4 de Janeiro de 1643. O seu pai faleceu três meses antes do seu nascimento, tendo ficado a sua mãe a gerir a propriedade rural da família, com sucesso e rentabilidade.

Três anos depois do nascimento do seu filho, Hannah Ayscough Newton voltou a casar. Newton mudou-se, então, para a casa da avó materna por não gostar do seu padrasto. Foi revelado posteriormente que numa lista de pecados cometidos até aos 19 anos Newton registou "ameaçar o meu pai Smith e a minha mãe de queimar a sua casa com eles dentro".

Pessoa de personalidade invulgar, fechada, introspectiva, de temperamento difícil, nunca mostrou interesse nem jeito para gerir os negócios da família. Acabou por ser um reconhecido cientista tendo-se destacado nas áreas da Física e da Matemática, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.

Estudou na The king's School, onde a sua assinatura ainda pode ser vista num parapeito de uma janela da biblioteca. Tudo indica que era um aluno mediano até ao dia em que uma briga com um outro aluno da escola fez com que decidisse ser o melhor aluno de toda a escola. O seu interesse pela Matemática advém do não entendimento da Matemática usada num livro de Astronomia. Newton comprou diversos livros elementares e em pouco mais de um ano tornou-se autodidacta.

Na área da Matemática ficou famoso por formular o teorema conhecido como Binómio de Newton, mas as suas descobertas foram descritas como "um trabalho distinto, que avançou cada ramo da Matemática". É claro que a Newton, nos dias de hoje, se associa o mito da queda da maça sobre a sua cabeça e a consequente formulação das suas três leis e teoria da gravitação universal. Mas na matemática levantaram-se algumas dúvidas, apesar do seu vasto trabalho em cálculo infinitesimal, geometria analítica e de ter sido o primeiro a usar coordenadas polares, chegou a disputar com Liebniz algumas das suas descobertas de cálculo.

Focando-me no difícil temperamento de Isaac Newton, nas brigas e disputas que travou ao longo da sua vida, abro aqui espaço para reflexão acerca da violência escolar no dias de hoje. O episódio do "Dá-me o telemóvel já", de agressão a uma professora por parte de uma aluna à qual tinha sido retirado o telemóvel, o rapaz que alegadamente se suicidou por ser vítima de bullying, em Mirandela, agressões quase diárias de alunos a professores, ou ainda mais grave, do ponto de vista exemplar, agressão de pais e encarregados de educação a professores, quanto estes procuram resolver situações do mais profundo desrespeito dos seus filhos e/ou encarregandos pelos colegas...

Deixo aqui um link de um artigo com mais de 6 anos, onde se poderá ver que dentro do mesmo sistema (o Estado) surgem posições diferentes e de onde se pode concluir o que mudou nestes 6 anos... Será que mudou? Claro que não...

Mas termino observando que as disputas que newton travou de certeza não atingiram estes tristes níveis. Newton foi respeitado como nenhum outro cientista e a sua obra marcou efectivamente uma revolução científica.


Publicado/editado: 05/04/2014