Linha Editorial Clube SPM
A Matemática com Nilton no 5 para a meia-noite...
No arranque do mês de maio de 2014 as surpresas do Clube de Matemática serão muitas, com muitas novidades. E, nada melhor que o tema deste mês ser o Humor. Muitas são as teorias de que rir faz bem. S. Tomás de Aquino, padre e filósofo italiano dominicano referiu que "o humor é necessário para a vida humana".
O Clube de Matemática da SPM apresenta uma excelente entrevista com o humorista Nilton realizada nos estúdios do programa 5 para a meia-noite. No perímetro desta conversa fala-nos como tudo começou e da sua paixão pela sua profissão, sempre com uma métrica bem centrada e otimizada ao pormenor. Noutros quadrantes fala-nos dos seus tempos tangentes à escola e das secantes à matemática, não esquecendo outras prioridades familiares que estão no seu horário nobre. Autor de ideias como as “Teorias de Nilton”, “Supcelente”, “Paga o que deves” ou “O Pai Natal não Existe”, Nilton é hoje um dos humoristas mais versáteis e importantes da comédia nacional. Nilton é um “caso notável” do humor em Portugal. Toma o café da manhã muito cedo na RFM e está na RTP (à sexta-feira) quando faltam "5 para meia-noite", nos intervalos entre outras coisas proporciona entrevistas matemáticas com esta geometria.
A rubrica “Eixos de Opinião” será mais uma vez uma imagem de marca com as melhores artigos de especialistas de diversas áreas. Vamos ter problemas na rubrica Problemas & Soluções onde poderá debruçar-se e, arranjar as melhores soluções. Temos muito outros pontos de interesse que serão divulgados ao longo do mês de maio, desde logo as nossas "Anedotas nos dias dos números primos". Dia 2 a primeira.
A matemática também pode ser divertida e, em maio vamos ter muitas razões para rir. Como referiu o humorista egípcio Leon Eliachar o "humor é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humor: o trágico e o cómico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cómico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer."
Não há dúvida que em tempos difíceis rir é o melhor remédio.