Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Eixos de Opinião maio de 2014

                       


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       


Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Artigo de maio de  2014    

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Google Classroom



Em Portugal muitas instituições de ensino disponibilizam aos seus alunos a plataforma Moodle. Com esta plataforma, professores e alunos interagem digitalmente, através da disponibilização de conteúdos digitais, resolução de trabalhos de casa, entrega de trabalhos, etc. 

Recentemente o Google apresentou uma plataforma que em breve será disponibilizada gratuitamente para todas as instituições de ensino, o Google Classroom. Esta plataforma promete alterar profundamente o relacionamento entre professores e alunos, substituindo em muitas situações o papel, libertando tempo ao professor para apoiar melhor os seus alunos.

Se tivermos em conta que esta nova ferramenta irá tirar partido da facilidade de integração de recursos já existentes do Google, tais como Docs, Drive, Hangouts,Youtube, Gmail, Maps, facilmente podemos perspetivar que o Moodle terá um forte concorrente nos próximos tempos.

Com esta plataforma será dado em breve mais um passo na transformação do ensino. Este deverá acompanhar a evolução da sociedade, adequando-se às novas realidades.


 

Publicado/editado: 25/05/2014