Johannes Müller von Königsberg nasceu a 6 de Junho de 1436. Ficou conhecido por Regiomontano (tradução latina do apelido alemão Königsberg), sendo um famoso matemático, astrólogo e cosmógrafo alemão do século XV. Desenvolveu a parte mais conhecido da sua obra na cidade alemã de Nuremberga.
É-lhe atribuída a invenção dos sinais + e -, onde aparecem pela primeira vez num manuscrito de 1456.
Estudou nas universidades de Leipzig e Viena onde aprofundou os seus conhecimentos em matemática e astronomia. Em Roma estudou intensamente grego e filosofia, passando a traduzir livros científicos da antiguidade. De volta à Alemanha criou uma empresa de impressão e um observatório em Nuremberga, com o objectivo de promover a ciência e a literatura.
De volta à Roma a convite do papa Sisto IV, morreu repentinamente, aparentemente assassinado por envenenamento. Regiomontano era um duro crítico de determinadas correntes do pensamento eclesiástico. Brilhante matemático, talvez o mais influente do século XV, em 1464 publicou De triangulis omnimodis, um notável tratado sobre trigonometria que marcou definitivamente o renascimento deste conteúdo matemática na Europa, que apenas seria impresso definitivamente na década seguinte, em 1533.
Morreu a 6 de julho de 1476.
Por Carlos Marinho