|
A matemática tem múltiplas utilidades. Saber matemática é tão importante como realizar as mais simples tarefas do dia-a-dia. Neste espaço pretendo ao longo do colocar algumas dúvidas simples que surgem da minha aprendizagem com a disciplina.
Afonso Miguel - Estudante |
As aulas estão a terminar. As férias vão iniciar-se com uma cereja em cima do bolo, o Mundial 2014, no Brasil.
Surgiu uma empresa que dava apenas 1% de probabilidades a Portugal de ganhar o Mundial. Esta coisa das probabilidades é muito complicada, mas perante o historial e os jogos realizados por cada selecção surgem as hipóteses de cada selecção. O que eu acho estranho, no início do mês de junho, Portugal estava na terceira posição da FIFA, terceira selecção do mundo. Durante esta semana a lista foi actualizada, e descemos uma posição, estamos em quarto. Até aqui, tudo bem. O que achei estranho, foi a probabilidade dada a Portugal. Então a quarta selecção do mundo do ranking FIFA tem apenas 1% de probabilidades de ganhar o Mundial. Imaginemos, então, os Camarões do "velhinho", segundo José Mourinho, Samuel Eto´o.
Vamos a números, 8 grupos de 4 equipas, 32 equipas que aspiram à taça. Foram 11 milhões de bilhetes solicitados mas apenas 3,1 milhões de pessoas terão direito a bilhete.
No total, 60% dos bilhetes foram adquiridos por brasileiros e 40% por adeptos do resto do mundo. Depois do Brasil (1.363.179 ingressos comprados), os Estados Unidos lideram o ranking internacional, com 196.838 entradas, seguidos de Argentina (61.021), Alemanha (58.778), Inglaterra (57.917), Colômbia (54.477), Austrália (52.289), Chile (38.638), França (34.865) e México (33.694). Restam poucos ingressos para apenas 27 dos 64 jogos. A partida de abertura, a final e as semifinais estão esgotadas.
Portugal é campeão. Quem concorda?
Aqui fica o meu 11...inicial:
Rui Patricio;
João Pereira, Pepe e Bruno Alves e Fábio Coentrão;
William Carvalho, João Moutinho e Miguel Veloso;
Nani, Éder e Cristiano Ronaldo (o melhor do mundo).
Bom Mundial.