Portugal bateu um novo recorde na 55ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) na África do Sul. Apesar da ausência de medalhas de ouro, Portugal obteve a sua melhor pontuação de sempre enquanto equipa com 123 pontos, permitindo-lhe igualar a melhor posição no ranking de países já alcançado em 2009.
Nesta edição das IMO num conjunto de 106 países a equipa lusa alcançou o 33º lugar, posicionando-se à frente de países como Espanha, França, Suíça, Luxemburgo, dos países nórdicos como a Dinamarca, Suécia e Noruega ou do país sul americano Brasil. Refira-se que o país que ficou no 1º lugar foi a China.
Miguel Moreira (Escola Secundária Rainha D. Amélia, Lisboa), ganhou uma medalha de prata ficando a um ponto de alcançar a medalha de ouro. Refira-se que Miguel Moreira foi ouro nas OIM de 2013 na Colômbia. Para o excelente resultado da equipa portuguesa contribuíram também a prestação do também fabuloso David Martins (Escola Secundária de Mirandela), que venceu igualmente a medalha de prata. Francisco Andrade (Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos), Henrique Aguiar (Escola Secundária José Estêvão, Aveiro) e Nuno Santos (Colégio Nossa Senhora do Rosário, Porto) conquistaram o bronze. Henrique Santos (Escola Secundária José Falcão, Coimbra) fechou em beleza este excelente grupo com uma menção honrosa.
Depois destes resultados, Portugal soma agora no histórico das participações nesta competição três medalhas de ouro, quatro de prata, 23 de bronze e 22 menções honrosas.
A equipa chegará amanhã ao aeroporto da Portela, em Lisboa, às 10h25.
Recorde aqui a equipa de 6 elementos: