Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Eixos de Opinião julho de 2014

                         


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       


Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Artigo de julho de  2014      

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Balanço Bits & Bytes...

Antes de irmos para férias gostaria de fazer um balanço deste primeiro ano do Bits&Bytes.

 Em setembro de 2013 foram abordadas as novidades do GeoGebra com a apresentação do GeoGebra 5 (Beta) e a versão Tablet, as quais aguardamos novidades para este Verão.
 Outubro de 2013  foi o mês em que vimos a utilidade e algumas funcionalidades do WolframAlpha.
 No mês de novembro abordámos pela primeira vez a linguagem LaTeX (Lê-se “Látec”) e a sua importância na edição de documentos científicos. Ficam desde já prometidas para breve mais edições em que se aprofundará mais a linguagem LaTeX.
 Em dezembro e, tendo em mente as crianças, o Bits&Bytes deu a conhecer a aplicação DragonBox. Uma aplicação elaborada por uma equipa de professores que através de um jogo ensina a efetuar operações algébricas.
 No início de 2014 foram abordadas algumas funcionalidades menos conhecidas do Mathtype que podem tornar esta ferramenta como um utilitário para o dia-a-dia para quem trabalha com Matemática.
 Em fevereiro o graphite. Trata-se de um repositório de aplicações organizadas por professores que podem facilitar a procura quer de alunos, pais ou professores.
 No mês de março ponderámos sobre as vantagens e os constrangimentos que as novidades tecnológicas nos poderão colocar nos próximos tempos, novidades como os smartwatches e o googleglass.
 Em abril de 2014 as novidades dos livros digitais;
 No mês de maio foi dada a conhecer uma plataforma que em breve poderá dar que falar, prometendo ser um forte concorrente ao Moodle.
 No final de ano letivo, no mês de junho, foi feito um balanço do IV Dia GeoGebra Portugal e apresentada a nova ferramenta: GeoGebra Books.

Foi um ano repleto de novidades tecnológicas do ponto de vista da Matemática. 
                                                                                                     

                                                                                                  Votos sinceros de boas férias.



Publicado/editado: 23/07/2014