Adrien-Marie Legendre (1752 - 1833) foi um matemático francês...

Símbolos & Figuras

Adrien-Marie Legendre (1752 - 1833) foi um matemático francês...

Símbolos & Figuras 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


     


Adrien-Marie Legendre nasceu em França, no seio de uma família abastada. Fez importantes contribuições nos ramos da estatística, teoria dos números, álgebra abstrata e análise matemática. Foi-lhe dada uma educação de qualidade superior no Collège Mazarin em Paris. Realizou a sua tese em física e matemática em 1770. De 1775 a 1780, lecionou na École Militaire, também em Paris. Em 1782, ganhou o prémio oferecido pela Academia de Berlim pelo tratado sobre projéteis em meios viscosos, despertando a atenção de Lagrange.  Em 1783, tornou-se membro adjunto da Académie des Sciences, e posteriormente associado em 1785. Durante a Revolução Francesa, em 1793, perdeu sua fortuna pessoal, mas conseguiu pôr os negócios em ordem com a ajuda de sua esposa, Claudine Marguerite-Couhin, com quem se casou no mesmo ano. 


Desenvolveu o método dos mínimos quadrados, que tem uma ampla aplicação na regressão linear, processamento de sinais, estatística e ajuste de curvas. Hoje, o termo "Método dos Mínimos Quadrados" é usado como uma tradução direta do francês "méthode des moindres carrés". Em 1830, Legendre forneceu uma demonstração do último teorema de Fermat para o expoente n = 5, o que também foi comprovado por Dirichlet em 1828. Legendre é mais conhecido por ser o autor de Éléments de Géométrie, que foi publicado em 1794 e foi o texto elementar principal sobre o tema durante cerca de 100 anos. Este texto reorganizou e simplificou enormemente muitas das proposições dos elementos de Euclides para criar um livro mais eficaz. 




Morreu em Paris em 09 de janeiro de 1833, após uma longa e dolorosa doença. Legendre é um dos 72 nomes inscritos na Torre Eiffel, no lado trocadero (17º nome inscrito - ver figura em baixo).



  Por Carlos Marinho

Publicado/editado: 19/09/2014