O matemático Nikolai Lobachevsky (1792 -1856) por Carlos Marinho

Clube SPM

O matemático Nikolai Lobachevsky (1792 -1856) por Carlos Marinho


 

   Síntese biográfica de Nicolai Lobachevsky


Nikolai Ivanovich Lobachevsky (1792 -1856) foi um matemático de origem russa que nasceu a 1 de dezembro de 1792.

A sua terra natal é Níjni Novgorod, uma cidade da Rússia, situada nas margens do rios Volga e Oka. Naquele tempo, os russos diziam que Moscovo era o coração da Rússia; São Petersburgo, o cérebro e Níjni Novgorod, o Bolso.  

Desde muito cedo, revelou a sua paixão pela matemática, embora numa fase inicial a sua intenção fosse estudar medicina. Iniciou um complexo curso que envolveu duas ciências, a matemática e física. Aos 14 anos estava preparado para ingressar na Universidade de Kazan, fundada há pouco tempo, iniciando os seus estudos superiores em 1807 com apenas 15 anos. Passou quarenta anos da sua vida ligado a essa universidade, primeiro como aluno, depois como professor ajudante (1824), professor ordinário (1826) e, com apenas 23 anos foi bibliotecário, conservador do museu e, por fim, reitor (1827), cargo que ocupou até 1846. 

 
Quando um novo reitor foi nomeado para a universidade em 1847, Lobachevsky compreendeu que não poderia retornar ao cargo. Triste pela decisão dos seus superiores, que o afastaram do cargo que desempenhara com tanto carinho e abalado pela perda de seu filho, Lobachevsky nunca mais recuperou e veio a falecer, já completamente cego, pouco depois do aniversário 50 da Universidade de Kazan. 

A sua fama surgiu após ter sido o primeiro matemático a publicar uma descrição de uma geometria não-euclidiana. A geometria não-euclidiana que Lobachevsky desenvolveu é referida como a geometria hiperbólica. 

Por Carlos Marinho

 
Publicado/editado: 01/12/2014