4.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [4CRJM], na Madeira

Notícias Clube SPM

Realizou-se o 4.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [4CRJM], na Madeira, cuja organização pertenceu aos professores Márcia Tem Tem e Henrique Flores e à Direção Regional de Educação (DRE). No passado dia 14 de fevereiro, estiveram presentes 358 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de 96 Escolas dos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira (RAM), no Pavilhão do Colégio dos Salesianos, no Funchal.

Os jogos matemáticos de tabuleiro (Semáforo, Gatos & Cães, Rastros, Produto e Dominório) presentes no 4CRJM têm um aspeto simples, mas com uma riqueza lúdica única que têm como característica base o facto de fazerem apelo ao raciocínio muito rigoroso e criativo, e isso é exatamente o que é a Matemática: O PRAZER DE PENSAR!

Não menos importante é o saber perder e o saber ganhar com humildade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social de cada aluno!

Os 9 alunos vencedores em cada um dos jogos de cada ciclo de ensino irão representar a RAM na Final do 16.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos [16CNJM], no dia 20 de março, em Aveiro, promovida pela SPM, LUDUS, APM e Ciência Viva.

Parabénas a todos. 

 

Publicado/editado: 16/02/2020