Valor Absoluto por Paulo Correia

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião fevereiro de 2016


 


Opiniões, reflexões e observações, sem pretensões... A Matemática, o Ensino da Matemática e outros aspetos relacionados, serão por aqui vistos e comentados, com algum humor - sempre pelo lado positivo e "moduladas" pelo exercício da profissão docente.              

 

Paulo Correia - Professor de Matemática da Escola Secundária de Alcácer do Sal e responsável pela página mat.absolutamente.net     


Valor Absoluto por Paulo Correia - Mudam-se os exames, mudam-se as aulas

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião fevereiro de 2016  

Título: Mudam-se os exames, mudam-se as aulas


No último mês foram vários os órgãos de comunicação social que deram eco ao anúncio de que os exames podem, num futuro próximo, passar a ser resolvidos com recurso a meios informáticos. Como a informação sobre os detalhes é escassa podemos especular sobre vários cenários, desde um caminho que não deve ser seguido, passando por “uma montanha a parir um rato” ou uma revolução sem precedentes.


No pior de todos os cenários, a entrada dos meios informáticos como o suporte natural da avaliação, pode significar um retrocesso e uma deterioração dos procedimentos de avaliação que vêm sendo identificados pela investigação como desejáveis. A analogia com as provas teóricas dos exames de condução aponta um caminho que será de evitar, onde a avaliação se reduz à identificação de respostas (definidas como) corretas em questões fechadas, sem que raciocínios parcialmente corretos possam ser valorizados. A comunicação, nomeadamente a capacidade de justificar opções ou argumentar sobre a validade de um raciocínio seriam eliminados destes processos avaliativos, o que iria contribuir para a diminuição progressiva da sua importância no contexto de sala de aula, e nas aprendizagens dos alunos.


Num cenário intermédio, os alunos podem usar o computador para responder a versões digitalizadas de exames e questões tradicionais, e a mudança será apenas no suporte da escrita. Uma mudança pouco interessante, embora com potencial para facilitar outra mudança mais estrutural num futuro próximo… e só por isso já valerá a pena!


O cenário mais interessante será aproveitar esta mudança para mudar as concepções de avaliação, introduzindo novas abordagens e colocando novas questões, estruturalmente diferentes, e assim estaremos a contribuir para alterar a forma de ensinar e aprender, promovendo o desenvolvimento de competências diferentes e a mudar a Escola a um nível fundamental.


Ao nível da Matemática, as hipóteses de fazer diferente são muitas… a Folha de Cálculo (FC) foi, há muito, identificada como uma ferramenta com potencial para desenvolver competências matemáticas, sem que a sua utilização nas aprendizagens dos alunos tenha sido verdadeiramente implementada… talvez porque a tradição da avaliação tenha sempre insistido em não avaliar as competências decorrentes de uma boa utilização da FC.


Os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD) têm sido recomendados de forma insistente pela investigação e pelo currículo, sendo a sua efetiva utilização, pelos alunos, ainda muito menor (em qualidade e quantidade) do que é desejável… a criação de situações de avaliação dependentes destes sistemas virá promover um investimento de professores e alunos em situações de aprendizagem sustentados em AGD. 


Os Sistemas Algébricos Computacionais (CAS) são ferramentas que foram desenvolvidas por, e para, matemáticos que permitem o tratamento e o estudo de problemas inacessíveis ao tradicional “papel e lápis”. A inacessibilidade tradicional destas ferramentas, bem como a dificuldade no seu manuseamento, têm vindo a ser reduzidos de forma significativa, pelo que esta classe de problemas “intratáveis” pelos métodos tradicionais pode agora entrar em situações de avaliação, exames… e, mais importante, nas aulas!


Existem ainda outros procedimentos cuja mobilização tem tido dificuldades. Por exemplo, a valorização do papel da modelação com recurso à aquisição de dados reais através de sensores, não conseguiu uma maior expressão nas atividades letivas. Podemos ainda lembrar a utilização de dados estatísticos, disponíveis em bases de dados de acesso livre, cuja utilização frequente enfrenta constrangimentos relacionados com a ausência de ambientes tecnológicos e que podem ser significativamente reduzidos num contexto de trabalho, e avaliação, num suporte digital.


Se os exames de Matemática forem resolvidos no computador e dependerem da utilização de instrumentos como bases de dados, sensores, CAS, AGD, e FC, então estarão a contribuir para modificar a avaliação, o ensino, a aprendizagem… e a própria Matemática - tudo para melhor!


Publicado/editado: 11/02/2016