Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Starlink

Clube SPM - Fevereiro de 2018

                                                        



A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 28 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       


 

Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Starlink, A Revolução nas Telecomunicações

Clube SPM - Fevereiro de 2018

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Starlink - a revolução nas telecomunicações


Fevereiro de 2018 foi um mês em grande para Elon Musk. Para além de ter testado o envio de carga para o espaço (enviando um Tesla Roadster) com o seu Facon Heavy, iniciou também, uma nova fase num dos seus projetos muito à frente do actual estado da humanidade, o projeto Starlink. 

 

   


Este projeto que será implementado pela Space X, tem como objetivo criar uma rede planetária de 12000 satélites que em 2020 fornecerão internet de banda ultra-rápida a todo o planeta, sendo o acesso dos utilizadores feito diretamente com o satélite.


Podemos prever as implicações globais que esta rede poderá levar, desde a cobertura garantida a todas as regiões do planeta até à concorrência que fará com as actuais empresas de telecomunicações que serão obrigadas a adaptar-se a uma nova realidade. 


First two Starlink demo satellites, called Tintin A & B, deployed and communicating to Earth stations pic.twitter.com/TfI53wHEtz

Elon Musk (@elonmusk) 22 de fevereiro de 2018

Publicado/editado: 26/02/2018