Entrevista a Júlia Anileiro da LuduScience

Entrevista a Júlia Anileiro responsável pela LuduScience



 

Júlia Anileiro, licenciada em matemática pela Faculdade de Ciências do Porto, com   (28+x) anos, com x maior que zero, criou a LuduScience em 2010.  Durante a escola de verão realizada na FCUP falamos com a jovem matemática que nos explicou como ligou a matemática aos jogos de tabuleiro.


 A LuduScience tem uma área de intervenção nos jogos lúdicos para o ensino/matemática. Como surgiu a ideia?

O gosto pelos jogos de tabuleiro (estratégicos e matemáticos) e a paixão pela matemática estiveram na génese deste projecto. O reconhecimento da importância da matemática recreativa do desenvolvimento do raciocínio foi também um factor preponderante. A necessidade de criarmos os nossos próprios tabuleiros para responder a necessidade de jogar jogos que não existiam no mercado, despoletou a criação da empresa.


Em que consiste a actividade da LuduScience?

A LuduScience, Ideias e Ciências, Lda., dedica-se à concepção, criação e divulgação de material didáctico e jogos educativos e temáticos, procurando conciliar a busca constante de soluções inovadoras com os exemplos educativos de sucesso, de forma a desenvolver novos produtos que atendam às necessidades do nosso mercado educativo e cultural.

Na prática, pretende potenciar, tanto quanto possível, as qualidades desta ferramenta e proporcionar a sua utilização ao maior número de pessoas. Se por um lado coloca no mercado jogos que já foram adoptados pelo ensino como instrumento pedagógico, por outro lado aposta na preservação e divulgação do nosso património histórico-cultural, e contribuir, assim, também, para o fortalecimento da nossa memória colectiva e reforço da identidade com a criação de jogos novos.

Conceber jogos com identidade única, que potenciam ainda mais os momentos de entretenimento e aprendizagem, ao mesmo tempo que se constituem num instrumento de integração, interacção com os outros e coesão social, e estabelecer uma relação de complementaridade entre os jogos didácticos e as referências histórico culturais de uma região é o nosso objectivo. Certos que assim se construirá um excelente veículo de comunicação e dinamização cultural perene. Exemplo disso é Ludusfidelis jogo de estratégia criado para o Museu Municipal de Penafiel. É um jogo transversal a todas as faixas etárias e estratos sociais, contribuindo para fortalecer os laços entre gerações ao uni-las num gosto comum. Este jogo foi criado com base em dois dos múltiplos artefactos encontrados nas escavações do Castro de Monte Mozinho (um dado e uma moeda - testemunho material de épocas e civilizações passadas, mais concretamente a romana) pretende ser veículo de divulgação do rico espólio do Museu Municipal de Penafiel e realçar o seu património histórico-cultural.


Como é que uma matemática surge neste domínio dos jogos?

A maioria dos jogos partilha aspectos comuns com a matemática no que respeita à sua função educativa. A matemática fornece um conjunto de instrumentos que fomentam e enriquecem as suas estruturas mentais e os jogos permitem o desenvolvimento de técnicas intelectuais, enriquecem o pensamento lógico, o raciocínio, o pensamento crítico, a aritmética, as aptidões de contagem e o pensamento estratégico melhorando assim as competências em matemática. Eles proporcionam um fórum de iniciativa, raciocínio e resolução de problemas.

A utilização de jogos no ensino representa para o professor uma mudança de postura em relação ao que é ensinar matemática. O professor deixa de ser um simples comunicador de conhecimento para passar a ser também um mediador e incentivador da aprendizagem.

Jogar os jogos de estratégia é tão importante como fazer a sua análise. Um aspecto relevante para incrementar as discussões sobre estratégias é o registo das jogadas, tanto as eficazes como as fracassadas. Tendo em mãos a história dos lances experimentados, torna-se mais fácil o estudo do jogo.


Existem jogos de tabuleiro desde o 1º ciclo até ao secundário.  São jogos para todas as idades?

Temos todos os jogos usados no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos que vão desde do 1º ciclo até ao secundário.

Existem jogos apropriados para as diferentes faixas etárias conforme as competências que se pretende ver desenvolvidas. A grande parte dos jogos é transversal em termos de idades.


Estes jogos de tabuleiro têm um design moderno mas com alguns deles com uma origem com séculos de existência.

Temos na nossa colecção jogos milenares como é o caso do Senet jogo do Egipto antigo ou do Ur jogo jogado na Babilónia. O Jogo Real de Ur foi encontrado nas escavações feitas na antiga cidade-estado de Ur (Babilónia) na década de 1920. O Ur pertencente ao Museu Britânico e é o jogo mais antigo encontrado até hoje, que data do terceiro milénio a.C.

Actualmente estamos a acrescentar à colecção vários jogos antigos, recuperando o que é tradicional e permitindo renascer jogos que foram enterrados sem razão para tal.

Vamos lançar no próximo ano o primeiro jogo pedagógico que foi obrigatório nas Universidades entre os séc.s XI e XIII.


Um dos objectivos é puramente lúdico aliada ao desenvolvimento de raciocínio lógico das nossas crianças?

Quando falamos de jogos de estratégia os dois objectivos - o lúdico e o de desenvolvimento do raciocínio - são indissociáveis, embora se atinjam muitos outros objectivos.

O jogo sempre fez parte da vida do Homem. Em crianças: brincamos, exploramos e manuseamos tudo aquilo que nos rodeia, construindo, dessa maneira, a compreensão da realidade na qual estamos inseridos e que se amplia à medida que estabelecemos processos de abstracção. Verificamos que o lúdico é portanto factor preponderante do desenvolvimento inicial de competências nomeadamente no desenvolvimento do raciocínio.


Alguns jogos têm a colaboração de alguns matemáticos portugueses. Qual o nível de intervenção destes matemáticos?

A LuduScience conta com o acompanhamento científico da associação LUDUS na pessoa do professor Jorge Nuno Silva, da Universidade de Ciências de Lisboa, um dos "maiores especialistas de jogos de tabuleiros antigos a nível europeu".

No próximo mês a LuduScience vai lançar o Euler – Herdös um jogo pedagógico concebido pelo professor Jorge Nuno Silva que acreditamos vai ser um grande sucesso.

É um jogo que alia o lúdico ao pedagógico de uma forma surpreendente. Neste podemos treinar conhecimentos de álgebra, conhecer ou aprofundar determinados teoremas matemáticos, treinar o conceito de módulo n, entre outros.


O  jogo de tabuleiro assume o papel de poderoso instrumento de aprendizagem?

A utilização de jogos educativos em ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem.

O ensino com recurso a meios lúdicos ajuda à criação de um ambiente gratificante e agradável servindo como incentivo para o crescimento do aluno.

Cientistas sociais têm concluído que os jogos ensinam lições sobre conviver com os outros. Os jogos em grupos também oferecem ao aluno uma conquista cognitiva, emocional, moral e social e um estímulo para o desenvolvimento do raciocínio lógico.


Este tipo de jogos estão vocacionados para as escolas , nomeadamente os clubes de matemática?

Estes jogos são adequados e indicados para as Escolas, Centros de Ciência Viva, Museus, entre outras.

A LuduScience possui também uma linha de jogos de demonstração adaptados para quadros magnéticos, que permite aos professores explicar os jogos para a turma em geral.

No âmbito da sua política de responsabilidade social a nossa empresa procura integrar, motivar e cativar toda a população para a prática de jogos de matemática. Exemplo desta preocupação é a parceria estabelecida entre a LuduScience e a ACAPO (associação dos cegos e amblíopes de Portugal), o que nos permitiu produzir jogos que podem ser jogados por cegos e amblíopes. Todo o processo de adaptação destes materiais, contou com o know-how técnico da ACAPO .


Como estão a reagir as escolas portuguesas a estes jogos?

As escolas estão a receber os nossos jogos com o maior entusiasmo. Somos chamados para fazer demonstrações dos jogos, efectuar feiras dos jogos, enviar material, entre outros.

É um processo que se encontra numa fase inicial e que ainda possui um longo caminho de consolidação pela frente.



Publicado/editado: 03/10/2011