Em Função das Leis por Victor Mendes



Pierre de Fermat dedicava à Matemática apenas o seu tempo de lazer e, mesmo assim, foi considerado por Blaise Pascal o maior matemático do seu tempo. Todavia este grande matemático não teve a matemática como a sua actividade científica e era jurista e magistrado por profissão.
Se no saber clássico assim era vulgar, hoje o conhecimento especializado afastou a troca de saberes que deveriam ser o lastro de uma boa formação de um jurista.

 

 Victor Mendes - Jurista  e autor de livros sobre associativismo e economia social


Artigo de Novembro

 


Título: Como a lei acabou com as provas de atletismo


Passei a minha juventude a praticar o atletismo, tendo mesmo criado um clube de atletismo, jornal jovem de Alvarenga. E este clube surgiu da vontade de um grupo de jovens em praticar esta modalidade, assentando a sua divulgação nas provas organizadas pelas festas populares. Estas provas acarretavam poucas despesas, a não ser as necessárias para os prémios. Mas era nestas festas que surgiam sempre crianças e jovens a correr pela primeira vez. Um pouco de norte a sul nasceram atletas que deram muitas alegrias aos portugueses. Era um desporto amador e popular.


Mas o governo no já longínquo 1995 saiu com legislação que veio regulamentar as provas de estrada. Até aqui tudo bem. Mas forma como esta portaria 1100/95 de 7 de Setembro veio exigir um conjunto de obrigações que são pagas como policiamento, bombeiros e juízes acabou com o atletismo. Isto aconteceu porquanto as exigências financeiras eram enormes e nunca foram compensadas com apoio autárquico ou governamental, como acontece com o desporto Rei, Futebol. As provas passaram a exigir um conjunto de aspectos logísticos inacessíveis às comissões de festas e pequenas associações e colectividades.


Há que voltar a dar força às provas populares de atletismo e diminuir a descriminação que é feita em prol do futebol. Para isso a legislação deve permitir que se realizem provas populares sem juízes oficiais e segurança seja financiada com apoios oficiais.


Senão poderei concluir que uma modalidade desportiva em Portugal viu restringida a sua divulgação e actividade com uma legislação.


Como é triste quando o direito prejudica uma modalidade, e foi o que aconteceu com esta portaria.

 


 


Todos os meses, no dia 28 de cada mês:

 

Artigo "razões e proporções" de Novembro - dia 28  


Artigo "razões e proporções" de Outubro - dia 28


Artigo "razões e proporções" de setembro - dia 28


Artigo "razões e proporções" de Maio - dia 28

 

Artigo "razões e proporções" de Abril - dia 28


Artigo "razões e proporções" de Março - dia 28


Artigo "razões e proporções" de fevereiro - dia 28

Publicado/editado: 29/11/2011