Entrevista Clube de Matemática da Escola Secundária de Lousada

Entrevista com Arminda Moreira - Clube de Matemática da Escola Secundária de Lousada

   
Os clubes de matemática existentes em algumas escolas são uma mais valia na construção de uma matemática de qualidade, sendo um complemento para uma aprendizagem mais sólida, divertida tornando uma disciplina mais acessível aos olhos dos alunos. Um excelente exemplo é o Clube de Matemática da Escola Secundária de Lousada que se apresenta com este valor acrescido perante a comunidade escolar, mais e melhor matemática. Numa entrevista com Arminda Moreira, professora de matemática e responsável pela dinâmica do clube quisemos saber qual o modus operandi desta estrutura.


Como define o clube de matemática da sua escola?

O Clube de Matemática da minha escola é um exemplo de um trabalho coletivo e sistemático entre professores e alunos. Este Clube teve início, em 2006, aquando da implementação do Plano de Ação para a Matemática. Assim e, com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos na disciplina, entre outras medidas, começou a criar-se encontros pontuais  para dar um apoio mais efetivo aos alunos. Esta boa prática começou a disseminar-se, a tornar-se mais regular e a produzir melhores resultados. Deste modo, às quartas-feiras, de tarde, os alunos habituaram-se a procurar o espaço do Clube, não só para esclarecerem dúvidas, mas também para participarem ativamente em concursos e competições, tais como SuperTmatik –cálculo mental, EQUAmat, Olimpíadas, Canguru Matemático e Peddy-papers Matemáticos. Além disso ainda prepararam outras atividades de articulação curricular  (exposições, comemoração do dia da ciência e participação em outras efemérides, tais como a apresentação de workshops de Origami, entre outros ). O facto da atividade  deste Clube ter sido motivo de referência para a escola foi um dos motivos para integrar um Intercâmbio no âmbito do Projeto Comenius o que muito agradou os alunos, pois puderam estabelecer algumas mobilidades com outras escolas de diferentes países.


Quantos alunos participam no clube?

Não há um número exato de participantes, pois é aberto aos alunos do básico em geral. Há sessões em que participam mais de uma centena de alunos que se dividem por três ou quatro salas. No entanto, este clube conta sempre com a participação ativa de um núcleo duro de cerca de duas dezenas de alunos, os chamados alunos cooperantes.



Como descreve a participação dos alunos no clube?

Os nossos alunos adoram o Clube. A participação é de tal forma contagiante ( isso é evidente no blogue que é atualizado quase diariamente) que faz com que outros alunos apareçam e participem. O ambiente gerado é de trabalho mas também de grande entusiasmo. É nossa preocupação também disponibilizar, mantendo  atualizado um banco de materiais, com fichas de trabalho e desafios que estimulem todos os alunos, mesmo aqueles que revelam mais destrezas e autonomia.


 

O que gostaria de destacar na actividade do clube?

O entusiasmo é a marca deste nosso Clube. Também é de destacar a diversidade de atividades e a adesão de alunos e professores.


O clube é um “Problema” com uma boa “Solução” que a escola tem para dinamizar a matemática?

Sem dúvida. E disso é prova as  referências ao Clube, quer por parte dos Relatórios de Avaliação Interna da Escola no que diz respeito à dinâmica de trabalho e metodologias, quer nos resultados obtidos.




O Clube de Matemática na nossa escola é...

...enriquecedor (mote deste clube com direito a logótipo que é timbre constante nos enunciados de testes e fichas).


Site do clube de matemática da Escola Secundária de Lousada 





Outros Clubes de Matemática do País:

Publicado/editado: 01/12/2011