Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Dia GeoGebra de Portugal – 2020

Eixos de Opinião de Fevereiro de 2020

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Dia GeoGebra de Portugal – 2020

Em 2020 está de regresso o Dia GeoGebra Portugal. Trata-se de um encontro anual composto por uma diversidade de iniciativas tais como comunicações, workshops, painéis de discussão sendo este um encontro acreditado Conselho Cientifico-pedagógico da Formação Contínua. O encontro deste ano tem um excelente painel de convidados entre os quais já se encontram confirmados.

A Professora Doutora Dárida Fernandes – irá comunicar o papel que o GeoGebra pode ter no desenvolvimento de capacidades, nas crianças e jovens, para empreender de modo sustentável e com criatividade.

O Doutro Diego Lieban – irá intervir desde o Brasil e irá falar sobre o trabalho desenvolvido recentemente com modelos tridimensionais criados no GeoGebra e impressos em impressoras 3D.

A Professora Doutora Astrigilda Silveira (Vice-Reitora da Universidade de Cabo Verde) – comunicará o desenvolvimento da comunidade GeoGebra no seu país.

O Professor Paulo Correia (criador da página mat.absolutamente.net) – nos apresentará algumas das actividades que realiza com os seus alunos recorrendo ao GeoGebra.

A Professora Doutora Celina Abar (Editora da Revista do Instituto GeoGebra de Internacional de São Paulo) – que comunicará as novidades do seu trabalho em São Paulo.

A Professora Doutora Ana Paula Laborinho (Diretora do Escritório da OEI em Portugal) – que comunicará o trabalho que a OEI tem desenvolvido no apoio à educação nos países da CPLP através do apoio à criação da rede de Institutos GeoGebra.

O Professor Agustín Carrillo – que participará num painel plenário e apresentará o desenvolvimento da comunidade GeoGebra em Espanha e na América-latina.

O Professor Doutor Jaime Carvalho e Silva (coordenador do Grupo de Trabalho de Matemática) – participará num dos painéis plenários do dia.

A Professora Doutora Ana Breda (coordenadora do projeto Geometrix) – que comunicará sobre o seu trabalho, com alunos dos cursos de engenharia, com recurso ao GeoGebra.

A Professora Doutora Clara Vasconcelos – abordará numa conferência as implicações do STEAM na educação e na sociedade em geral.

Todos os participantes que queiram apresentar uma comunicação terão as suas intervenções publicadas na revista Sensos-e podendo enviar um resumo da sua comunicação até 29 de Fevereiro para o email geogebra@ese.ipp.pt e efetuar a sua inscrição.

Como nas edições anteriores tratar-se-á de um encontro em que em cima da mesa estará permanentemente o uso da tecnologia no ensino da Matemática, em particular o GeoGebra, uma das aplicações mais usadas no mundo para o ensino da Matemática.

Publicado/editado: 25/02/2020