Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Algoritmos Matemáticos em Python online e na calculadora NumWorks

Eixos de Opinião de Junho de 2020

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Algoritmos Matemáticos em Python online e na calculadora NumWorks 

O Python é uma linguagem de programação de aprendizagem simples, boa para iniciação ao mundo da programação em computador. Trata-se de uma linguagem que muito se assemelha ao Matlab (software de alto desempenho direcionado para o cálculo numérico) e ideal para efetuar computação matemática.

Existem muitos tutoriais e canais de Youtube que se dedicam a ensinar Python na internet assim como livros. Nesta primeira abordagem ao Python vemos apenas alguns exemplos muito simples que serão implementados num compilador online e numa calculadora gráfica que já dispõe desta linguagem de programação, a calculadora NumWorks.

Por exemplo, um pequeno programa que a partir dos coeficientes determine as soluções de uma equação do segundo grau (neste caso apenas caso existam duas soluções).

A partir do link poderá escolher a opção Run para executar este programa.

Em alternativa poderá executar o mesmo código no simulador online da calculadora gráfica NumWorks

Neste segundo programa é pedido ao utilizador que defina o número de termos da sequência de Fibonacci a serem calculados.

Os valores desta sequência são gerados a partindo dos dois primeiros valores que são 0 e 1 obtendo sempre o seguinte como a soma dos dois valores anteriores, sendo os primeiros dezanove valores os seguintes: 

0,1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584

Através de um compilador online de Python é possível implementar um pequeno algoritmo que gere a sequência de n valores até ao valor definido pelo utilizador do programa.

A partir dos comentários que se encontram a seguir ao carater # é possível perceber em cada linha qual o objetivo de cada instrução.

Sabe-se que no próximo ano letivo a calculadora gráfica Ti-Nspire já irá dispor desta linguagem de programação através da actualização do sistema operativo da máquina e a calculadora CASIO fx-CG50 já dispõe do Python instalado. 

Se aliarmos à Matemática o poder da computação poderemos tirar melhor partido de ferramentas computacionais para executar tarefas repetitivas de uma forma mais fiável o computador fará mais rápido e melhor que o ser humano.

Publicado/editado: 25/06/2020