Se e Só Se por José Carlos Pereira - Estudar Para o Exame Em Tempo de Recolhimento

Eixos de Opinião de Maio de 2020

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática.(Ler +).


Título: Estudar Para o Exame Em Tempo de Recolhimento

Há já algum tempo que não escrevia um texto com estas características. No entanto, tento em conta o tempo especial que atravessamos, parece-me que faz todo o sentido revisitar alguns sites que podem ajudar todos os alunos que daqui a dois meses e meio irão realizar os Exames Nacionais de Matemática A, B ou MACS.

Começo pelo Matemática? Absolutamente!, o site do professor Paulo Correia. Se quiserem encontrar as resoluções de todas, ou de praticamente todas, as provas de exame da área da Matemática é aqui que devem procurar. O site está extremamente bem organizado o que facilita muito a procura. No que diz respeito à Matemática A, podem encontrar todos os exercícios saídos em exame e em testes intermédios deste 1997, divididos por temas e detalhadamente resolvidos. Todas as resoluções foram escritas pelo professor Paulo, o que representa um trabalho hercúleo de inegável valor e utilidade. O Absolutamente é uma referência para alunos e professores e deve estar na vossa barra de favoritos.

Academia Aberta, dinamizada pelo professor Rui Paiva, alia as fichas aos vídeos. Tem um grande conjunto de fichas construídas para o preparar Exame Nacional de Matemática A (ENMA) – e não só – e cuja resolução de cada exercício é feita em vídeo. Contém também as resoluções em vídeo de várias provas de exame nacional. Alguns dos conteúdos do site são de acesso restrito, mas neste momento o site está completamente aberto e acessível a todos. O professor irá mantê-lo aberto por tempo indeterminado! Aproveitem, é uma belíssima opção!

O Explicamat, gerido pelo professor Vítor Pereira, contém vídeos explicativos dos conteúdos do Programa, fichas com vários exercícios resolvidos em vídeo, assim com as resoluções das provas de ENMA. Algum dos recursos são pagos, mas uma grande parte está acessível a todos. Há muitos anos que o professor Vítor dedica a sua actividade ao Explicamat que, ao longo dos anos, tem vindo a oferecer cada vez mais e melhores conteúdos. É mais um que deve estar na vossa barra de favoritos. 

O professor Roberto Oliveira, além de ser autor de belíssimos livros de apoio escolar, dinamiza a mais antiga página portuguesa dedicada à Matemática, o Situações Matemáticas, que está online, ininterruptamente, há vinte anos! É espantoso! Tudo o que encontram no site é original e de grande qualidade. Encontram também a referência aos livros escritos pelo professor que serão de grande utilidade para quem os adquirir. Passem por lá, não se irão arrepender. 

Há uns anos, o Nuno Miguel Guerreiro criou o Sinal +. Aqui é possível encontrar conteúdos originais, quase todos (ou mesmo todos) com resolução e para todos os anos do ensino secundário: fichas de trabalho, testes e provas modelo do ENMA. Há já algum tempo que o site não é actualizado, mas os conteúdos continuam disponíveis e são de grande qualidade. Normalmente entre Maio e Junho o Nuno disponibiliza novas provas modelo do ENMA, estou certo que neste ano não será diferente. 

Mais recente é o OmegaMat. No seu site, o professor Francisco Cabral, partilha todos os materiais que cria para os seus alunos. Aqui podem encontrar fichas e testes, integralmente resolvidas, que cobrem todos os anos de escolaridade do terceiro ciclo e secundário. Encontram também provas modelo do ENMA. O site está em constante actualização e, tal como os anteriores, este também está na minha barra de favoritos.

O Recursos foi o meu primeiro site. Todo o conteúdo que lá coloco é original e de acesso livre. Além de conteúdos de Matemática A para todos os anos de escolaridade do ensino secundário, podem encontrar várias provas modelo totalmente resolvida. O desenvolvimento do site também é uma forma de dar apoio a todos os que adquiriram o meu livro Preparar o Exame – Matemática A, da Raiz Editora. 

O MathSuccess é uma plataforma de explicações online, fundada há cinco anos, por mim, pelo Vítor Pereira do Explicamat e pelo Jorge Penalva do canal do Youtube Mocho TV – no Mocho TV encontram muitos conteúdos de excelente qualidade não só para Matemática A mas também para Física e Química A. Destaco os vídeos sobre limites notáveis. É mais um para a vossa lista. Além das Turmas Online, salas do tipo fórum onde os alunos inscritos esclarecem as suas dúvidas, estão disponíveis mais de centena e meia de fichas de trabalho para os diferentes anos de escolaridade, neste caso 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano, exames modelo para o 12.º ano e provas modelo para o 9.º ano. Tudo o que temos no site está detalhadamente resolvido em vídeo ou por escrito. O site é de acesso restrito, mas devido à situação excepcional que estamos a atravessar, disponibilizamos todas as fichas de trabalho, sem qualquer restrição. Para poderem aceder, peçam para aderir ao grupo MathSuccess e procedam exactamente como está descrito na primeira publicação. 

Há dias abri também um canal no Youtube, o MathSuccess Fátima. Ainda tem poucos vídeos, mas tenciono produzir pelo menos um todos os dias. 

Naturalmente que estes últimos são os primeiros da minha barra de favoritos. 

Podem encontrar mais referências aqui e aqui

Conhecem outros sites que possam ser úteis para alunos e professores? Deixem a vossa sugestão na caixa de comentários deste artigo na página do Facebook do Clube SPM.

Publicado/editado: 02/05/2020