Números Reais por Hélder Pinto - Os metros de Lisboa e Porto

Eixos de Opinião de Abril de 2019

   

Hélder Pinto - Professor no Instituto Piaget e Investigador em História da Matemática (Ver +)


Título: Os metros de Lisboa e Porto

O metro de Lisboa, atualmente, apresenta um sistema radial com uma grande vantagem: é possível viajar entre quaisquer duas estações do metro de Lisboa com apenas uma mudança de comboio.

 

Note-se que a linha amarela intersecta as outras três em Campo Grande, Saldanha e Marquês; a linha verde intersecta as outras em Campo Grande, Alameda e Baixa-Chiado; a linha azul intersecta as outras em S. Sebastião, Marquês e Baixa-Chiado; a linha vermelha intersecta as outras em Alameda, Saldanha e S. Sebastião.

Esta importante característica da rede foi apenas conseguida em 2009 quando foi construído o troço da linha vermelha entre a estação da Alameda e a estação de S. Sebastião. Por exemplo, em 2007, quando ia do Oriente para a Cidade Universitária, tinha que fazer necessariamente dois transbordos o que aumentava o tempo de viagem substancialmente. Como bem sabe quem anda de metro e/ou comboio, o tempo de viagem aumenta mais com os transbordos do que com uma viagem mais longa num único comboio.

Esta característica está em vias de perder-se com o novo plano de rede planeado e que se pode observar a seguir:
 

Com esta alteração, os utentes da linha amarela terão sempre de fazer dois transbordos caso pretendam seguir para as estações da linha vermelha ou azul, o que aumentará os seus tempos de viagem.
[em matemática existe uma área de estudo, a teoria de grafos, que estuda este tipo de problemáticas que aqui abordamos]

E o que podemos dizer sobe o metro do Porto?

O problema do metro do Porto é outro. Apesar de oficialmente o metro do Porto ter seis linhas, na prática pode afirmar-se que é composto por apenas duas: a linha amarela que vai de Gaia ao Hospital de São João e as restantes 5 linhas que partilham o mesmo troço entre Campanhã e a Senhora da Hora (este troço é de linha dupla e tem que servir as cinco linhas). O facto de partilharem o mesmo troço impede que estas cinco linhas tenham uma frequência de pouco em pouco tempo como é usual nos metropolitanos. O troço Campanhã-Senhora da Hora é muito bem servido mas, por exemplo, quem vai para o Aeroporto só tem duas composições por hora o que é muito pouco para uma linha de metro usual.

Publicado/editado: 15/04/2019