Ação/Palestra de Futebol e Arbitragem: Matemática Solução! na Escola Secundária do Padrão da Légua, em Matosinhos

Notícias Clube SPM

Ação “Futebol e Arbitragem: Matemática Solução!”
Local da ação: Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua – Matosinhos
Terça-Feira, dia 20 de novembro de 2018 – 10:15 horas

O futebol é um desporto que move paixões. Estão estimadas em todo o mundo que 265 milhões de pessoas praticam futebol, 4% da população mundial. A arbitragem faz parte desse universo. Cerca de 5 milhões serão árbitros e dirigentes.

90 minutos é o tempo de um jogo de futebol e de uma aula de matemática. Esta ação matemática, desportiva, pedagógica, didática e positiva terá a mesma duração sem intervalo. 

Carlos Marinho, Professor de Matemática e Coordenador do Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática vai explicar aos alunos do 3ºano do curso profissional de técnico de apoio à gestão desportiva sob coordenação do Professor José Esteves do Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua em Matosinhos e aos seus convidados que a matemática está presente em todos os momentos do jogo. Usando as 4 operações básicas do cálculo e a geometria básica vai explicar alguns problemas (incógnitas) que os árbitros e jogadores se debatem durante o jogo de futebol.

Esta aula terá a participação especial de:

Artur Soares Dias – Árbitro Internacional; 
Vítor Oliveira (Treinador de Futebol) e 
Rui Licínio - Árbitro Assistente Internacional,

que participarão e com a sua presença vão ajudar pedagogicamente a entender a importância da arbitragem no futebol. Esta presença vai ser especial para estes alunos de desporto a terem um dia bonito, diferente e de aprendizagem empírica nas suas vidas.

No futebol 4x3x3 é uma tática. Para o matemático 4x3x3 são 36. Nesta ação a matemática dá a tática e explica pormenores do jogo como nunca o viu. 

Agenda: 

10:15 Horas - Recepção dos alunos, professores e convidados presentes no auditório.

10:30 Horas - Palestra Matemática “Futebol e Arbitragem: Matemática Solução!” pelo matemático Carlos Marinho com comentários sobre os “lances”* desta ação com Artur Soares Dias, Vítor Oliveira e Rui Licínio.

12:00 - Fim da Ação Matemática e Pedagógica

Publicado/editado: 19/11/2018