Bits&Bytes por Alexandre Trocado - 5G em Portugal

Eixos de Opinião de Setembro de 2019

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: 5G em Portugal

Prevê-se que no verão seja instalada em tecnologia móvel 5G. Mas qual a diferença entre o 5G e o 4G actual? 

A tecnologia 5G permite uma velocidade de ligação à internet bastante superior ao 3G e 4G com períodos de latência (tempo de resposta da rede) muito próximo dos valores da rede fibra. Tempos de latência muito baixos permite ações praticamente instantâneas e as aplicações podem ser as mais diversificadas, entre elas condução autónoma remota, jogos online entre outras que ainda não foram inventadas.

Por exemplo em Maio a Vodafone efetuou testes de ligação recorrendo à ajuda do Ricardo “Fox” Pacheco para jogar Counter Strike online em 5G sem falhas. Os jogos online são a melhor forma de testar a rede móvel dada a sua exigência para baixa latência.

A importância da rede 5G é tal para o país que o operador MEO pretende vender a sua rede de fibra ótica para concentrar os seus investimentos e operações na rede 5G. Esta situação poderá levar a que a MEO disponibilize o acesso à internet e canais de TV para casa sem praticamente qualquer tipo de instalação, apenas com recurso ao 5G. Dada a importância do 5G para a Altice (dona da MEO) aumentou nos últimos tempos a pressão sobre o regulador das comunicações (ANACOM) exigindo maior celeridade na libertação das frequências ocupadas pela TDT (televisão digital terrestre) para serem ocupadas pelo 5G.

Mas como poderão ser os tarifários móveis 5G?

Se olharmos para a vizinha Espanha que já é possível ter uma ideia das caraterísticas dos tarifários em prática. Com a largura de banda do 5G os operadores já poderão disponibilizar o verdadeiro tráfego ilimitado (sem recurso a políticas de utilização responsáveis) no entanto recorrem à limitação na velocidade de conexão para poderem escalonar em diversos pacote.

Os últimos passos na alteração do paradigma em Portugal já foram iniciados esta semana com a apresentação da Vodafone de tarifários (para 4G) que já incluiem o tráfego verdadeiramente ilimitado na rede móvel.

Assim o próximo ano será um ano de bastantes alterações quer a nível dos operadores móveis quer ao nível da inovação dos serviços.

Publicado/editado: 25/09/2019