Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Cabri Express

Eixos de Opinião de Setembro de 2020

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Cabri Express

O Cabri Géomètre é um software bastante conhecido no ensino da Matemática e o seu uso ascende a várias décadas. Este software juntamente com o Cinderella e o Geometer’s Sketchpad constituem um conjunto de aplicações que inicialmente suscitaram bastante interesse na implementação das novas tecnologias no ensino da Matemática para o ensino básico e secundário. No entanto, as licenças para utilização existentes em alguns deles assim como as comunidades que promovem o seu uso levaram a que estes softwares tivessem sido ultrapassados em vários países e em particular no nosso país pelo GeoGebra.

No entanto, no últimos anos simplificou-se bastante o uso de ferramentas educacionais através do recurso a versões executáveis diretamente a partir do browser de internet, tendo a Cabrilog (empresa francesa responsável pela produção do Cabri) lançado o Cabri Express, uma versão gratuita e de fácil execução quer no computador ou mesmo do telemóvel.

O Cabri Express dispõe de funcionalidades geométricas de 2D e 3D assim como calculadora gráfica.

Para construções simples e criação de pequenos exemplos que sirvam de modelo para conteúdos educacionais o Cabri Express demonstra ser um software bastante adequado. No entanto, para construções de maior complexidade a Cabrilog comercializa outras versões, como por exemplo Cabri II Plus através de uma assinatura anual sendo este um grande entrave à universalização do uso deste software.

Assim alarga-se o leque de ferramentas gratuitas e de fácil uso que os docentes poderão recorrer no processo de digitalização das suas aulas que supostamente deverá iniciar a partir do ano letivo 2020/2021. 

Publicado/editado: 25/09/2020