Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Nova era do dinheiro - Criptomoeda

Eixos de Opinião de Junho de 2019

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Nova era do dinheiro - Criptomoeda

A moeda é um meio generalizadamente aceite de efetuar pagamentos sendo controlada por um país ou conjunto de países. Em 2008 Satoshi Nakamoto revelou a Bitcoin, uma moeda eletrónica que permite os pagamentos online sem a participação de qualquer instituição financeira nem controlo de governo central. Com o passar do tempo e expansão das transações financeiras, a Bitcoin foi ganhando popularidade e concorrência também, através do aparecimento de outras criptomoedas com ligeiras diferenças. No entanto todas estas criptomoedas recorrem à tecnologia Blockchain.

O que é a Blockchain?

Não é um conceito fácil de explicar mas uma ideia geral poderá ser um caderno gigantesco cujo conteúdo é público e de livre acesso no qual todas as transações que ocorrem no mundo são registadas. Estas transações são escritas em conjunto por meio de consenso, de forma que todos os utilizadores financeiros podem constantemente verificar todas as informações. Assim, as moedas são meros lançamentos na Blockchain, ou seja ter uma bitcoin é meramente ter o direito de reivindicar a informação registada na Blockchain.

Quais as principais vantagens e desvantagens?

As principais vantagens de uma criptomoeda:

baixos custos de operação e transação;

ausência de limites quer nos pagamentos quer nas transações;

velocidade nas transferências;

impossibilidade de manipulação política;

Como desvantagens do uso deste tipo de moeda é possível definir:

impossibilidade de reversão dos pagamentos;

ausência de controlo dos capitais pelos estados e sistema judicial

excessiva dependência da tecnologia e internet;

aceitação ainda não é generalizada.

A Libra

No passado dia 18 o Facebook deu um forte contributo para a expansão do uso de moeda virtual através da apresentação do consórcio responsável pela criação da Libra. Esta moeda estará disponível já a partir de 2020 e conta com apoio na sua implementação de 29 grandes empresas na área das tecnologias tais como a Vodafone, Ebay, Spotify, Uber, Paypal, Visa, Mastercard e a portuguesa Farfetch. Através do apoio declarado destas grandes empresas mundiais foi dado o primeiro passo para a generalização da aceitação desta nova moeda virtual.

Para além do lançamento da apresentação consórcio Libra o Facebook apresentou a sua carteira virtual a Calibra que será uma aplicação responsável pelo armazenamento das libras e através da qual poderão ser feitos pagamentos e transferências.

Com a entrada da libra no mercado das moedas virtuais e a perspectiva de mais empresas aceitarem este tipo de pagamento previsivelmente irá aumentar a pressão sobre os governos mundiais e a forma como o mundo financeiro se organiza, sendo que este pode ser considerado apenas o início de uma nova era do dinheiro.

Publicado/editado: 29/06/2019