Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Ensino da Matemática à distância – GeoGebra Grupos

Eixos de Opinião de Março de 2020

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Ensino da Matemática à distância – GeoGebra Groupos

Nestes dias extraordinários para a humanidade ganham extrema relevância as plataformas de ensino à distância. Uma das plataformas completamente direcionada para o ensino assíncrono da Matemática é o GeoGebra Grupos.

 

Através desta plataforma gratuita o professor poderá criar de uma forma bastante simples e intuitiva turmas virtuais às quais poderá disponibilizar uma grande quantidade de materiais a partir da enorme repositório de conteúdos interativos do GeoGebra.

Ao criar um grupo o professor deverá fornecer aos alunos o código fornecido pela plataforma para que cada aluno se increva à disciplina. O funcionamento desta plataforma é muito semelhante ao de muitas outras como por exemplo o Facebook havendo espaço para publicações de comentários a cada publicação. 

As publicações podem ser formadas por vídeos (através do link), imagens, ficheiros pdf, aplicações de GeoGebra disponíveis (simples aplicações dinâmicas ou mesmo GeoGebra Books), questões de resposta aberta ou mesmo de escolha múltipla. 

A grande vantagem desta plataforma é estar direcionada para o ensino de Matemática o que facilita bastante o trabalho do professor.  

Por outro lado, uma das funcionalidades que serve de mais valia a esta plataforma é a possibilidade de interação/feedback entre professor e aluno. Em cada tarefa o professor poderá fornecer feedback personalizado apenas visível por cada aluno. Na imagem seguinte é possível observar um exemplo de uma turma à qual foram atribuídas diversas tarefas.

O facto de esta plataforma estar mais direcionada para o ensino da Matemática não impede o seu uso como LMS (Learning Management System) entre os quais se encontram Moodle Google Classroom.

Trata-se de uma plataforma gratuita bastante intuitiva e disponível a todos no auxílio do ensino da Matemática à distância

 

Publicado/editado: 21/03/2020