Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Ensino à distância e a fraude na avaliação

Eixos de Opinião de Fevereiro de 2021

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Ensino à distância e a fraude na avaliação

Na semana passada foi noticiado que há alunos a procurar explicadores para serem ajudados na resolução dos exames online e também professores a exigirem duas câmaras durante a realização dos mesmos. A má notícia é que é impossível ter 100% de garantia de inexistência de fraude na realização de exames à distância, assim como é impossível ter a mesma garantia nos exames presenciais. 

No entanto há limites mínimos que é preciso ter em conta. É sabido que as actuais gerações dos mais novos recorrem bastante aos jogos online e a uma ferramenta de comunicação que frequentemente lhes está associada, o Discord. Com esta aplicação é muito fácil criar um servidor onde muitos utlizadores trocam entre si as suas webcams, ambientes de trabalho e comunicação por voz. Para além disso, o utilizador do Discord pode partilhar apenas um dos monitores quando tem em simultâneo mais do que um ligado. Ou seja, há uma grande facilidade de interação com uma comunidade de utilizadores se o computador usar livremente o Discord.

Então o que poderá ser feito para minimizar a comunicação durante um exame?

O ideal é a instalação no computador do examinando de uma aplicação que o monitorize para além da gravação de todo o vídeo da webcam, uma aplicação com as funcionalidades do LockDown Browser juntamente com o Respondus Monitor. Para além de bloquear o acesso a outras aplicações durante a realização do exame também é efetuada a gravação da webcam e através de algoritmos de inteligência artificial, são dados sinais ao examinador de comportamentos suspeitos quando o examinando retira os olhos do ecrã. Esses momentos ficam gravados sendo possível mais tarde rever a gravação.

No entanto o recurso a estas aplicações tem um custo anual associado perto dos 3200€ que pode parecer bastante mas, dependendo da dimensão da instituição e do número de alunos, esse custo poderá ser significativamente baixo se for avaliada toda a poupança que está associada a um sistema de avaliação à distância. Como exemplo de implementação deste sistema está a Universidade do Texas que estima em $0.25 o custo por cada exame efetuado à distância.

Apesar de não ser possível em nenhum exame ter 100% de certeza da ausência de fraude, o recurso a uma plataforma que controla o computador do examinando e filma a sua webcam assim com o ambiente envolvente, confere uma maior credibilidade a todo o processo em relação ao uso do computador livre de restrições onde a comunicação com uma comunidade é feita livremente e sem controlo.

 

Publicado/editado: 25/02/2021