Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Ensino em regime misto

Eixos de Opinião de Outubro de 2020

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Ensino em regime misto

Por estes dias vivem-se tempos complicados onde pelo país fora há escolas encerradas, dezenas de turmas no ensino à distância e noutros casos turmas com ensino misto. Para estes casos, com mais ou menos criatividade das escolas, e em muitos casos arriscando a violação da proteção de dados, algumas soluções podem surgir. Desde a transmissão em direto de uma aula, recorrendo a uma webcam onde o professor dá a sua aula escrevendo no quadro ou em escolas que tenham condições para um forte investimento, a aquisição de um ecrã/display que funcione em simultâneo como quadro para os alunos presentes e meio de transmissão da aula para os alunos à distância. Com estes ecrãs o professor poderá usar uma caneta e escrever a sua aula recorrendo apenas a um quadro branco ou recorrer ao software incorporado no display ou mesmo usando-o apenas como um ecrã interativo que se liga a um computador.

Exemplo destas ferramentas são os display da Promethean

 

Quando observamos as caraterísticas do software incorporado nestes displays verificamos que se baseia apenas em Android 8 (sendo à data a última versão disponível, a versão 11), e dispõe de apenas de 4Gb de memória RAM. Estas caraterísticas poderão em alguns casos manifestar-se insuficientes dadas as exigências de algumas das aplicações de streaming como TEAMS.

No entanto, este display dispõe de uma forte integração para as ferramentas da Google tais como o Google Classroom ou todas as outras mais conhecidas. Para isso dispõe também de uma opção extra que apoia essa interação que é a Promethean Cromebox


 

Com várias opções para as suas dimensões, estes displays 4K podem variar entre as 65 e as 86 polegadas, onde o preço pode começar próximo dos 2400€ na sua versão mais económica.

Trata-se de uma ferramenta não muito acessível para a grande maioria das escolas do país, que poderá contribuir bastante para atenuar os constrangimentos causados pela pandemia onde a regra passou a ser o ensino presencial e as exceções o ensino à distância, mas para que a digitalização da educação chegue às escolas é necessário um forte investimento do país que se encontra a definir as suas prioridades para os próximos anos.


Publicado/editado: 26/10/2020