Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Exames em Computador

Eixos de Opinião de Julho de 2019

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Exames em Computador

Tendo como por base o documento elaborado pelo Grupo de Trabalho de Matemática na comparação entre o ensino desta disciplina em Portugal e na Finlândia é possível destacar que em ambos os países a entrada na faculdade é antecedida por exames. No entanto, a Finlândia iniciou o processo de digitalização dos seus exames em 2016 tendo terminado a última fase já em 2019.

O sistema é baseado em Linux, o DigiabiOS adaptado da distribuição Debian GNU/ Linux. Duas versões são usadas durante o processo de exames, uma versão servidor a qual serve para distribuir os exames no momento da realização e uma versão cliente que será usada pelo examinando.

No dia da realização dos exames o examinando poderá trazer o seu próprio computador pessoal porém, deverá ser iniciado no seu computador a versão cliente do DigiabiOS que será fornecida através de uma pendrive. A versão do linux adaptada para o processo encontra-se completamente personalizada não sendo permitindo, por exemplo, o acesso à internet nem a ficheiros que se encontrem no disco local do computador encontrando-se completamente monitorizada através da ligação por cabo ao servidor local.

Como forma de preparar os alunos para o processo de realização dos exames em computador a entidade responsável pelos exames (equivalente ao IAVE) desenvolveu um sistema que funciona como curso de preparação para a realização dos exames, o Abitti. Desta forma é possível que os examinandos estejam familiarizados com todo o sistema e tipo de questões que poderão ser colocadas em exame.

O processo de digitalização da realização de exames de acesso ao ensino superior foi iniciado no outono de 2016 com os exames de Alemão, Geografia e Filosofia tendo terminado este processo na última primavera com o exame de Matemática.

Para a realização dos exames os examinandos acedem através do browser ao seu exame e podem usar para o processo de resolução as aplicações:

LibreOffice - produtividade semelhante o Microsoft Office - gratuito, open source;

GIMP - tratamento de imagem - gratuito, open source;

Pinta - tratamento de imagem - gratuito, open source;

InkScape - desenho vetorial - gratuito, opensource;

wxMaxima - ambiente gráfico para acesso ao sistema de computação algébrica simbólica Maxima - gratuito, opensource;

Texas Instruments Ti-Nspire CAS - versão computacional do sistema presente nas calculadoras gráficas TI - Nspire CAS - software comercial que se encontra disponível para todos os examinandos;

Casio ClassPad Manager - versão computacional do sistema presente nas calculadoras gráficas ClassPad II(fx-CP400) - software comercial que se encontra disponível para todos os examinandos;

Logger Pro - versão comercial de um software que permite a conexão do computador a sensores e obtenção e análise de dados;

MarvinSketch - versão comercial de um software para representação e análise de estruturas químicas;

GeoGebra - software de geometria dinâmica que inclui capacidades CAS, folha de cálculo, estatística, 3D - gratuito, open source;

MAOL digital tables - versão comercial de uma aplicação semelhante a um livro digital que permite consultar fórmulas matemáticas e físicas, tabelas numéricas e periódicas;

Após a realização dos exames numa rede local desligada da internet, estes são submetidos através da internet a um sistema central que será responsável pela distribuição destes exames pelos professores classificadores.

Enquanto no nosso país se discute se a calculadora gráfica deve estar em modo de exame ou tem o software Needless instalado, o sistema Finlandês acaba por incentivar o uso de ferramentas do séc. XXI durante a sua prática letiva da forma mais eficaz que pode existir, isto é, disponibilizando estas mesmas ferramentas durante a realização dos exames de acesso ao ensino superior.

Publicado/editado: 25/07/2019