Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Smart Masks

Eixos de Opinião de Janeiro de 2021

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Smart Masks

Apesar da situação pandémica actual, uma das maiores feiras mundiais de tecnologia a CES realizou-se entre os dias 11 e 14 de janeiro, mas desta vez numa versão virtual. Dado o pouco impacto mediático destes eventos virtuais muitas das marcas optaram por não apresentar significativas inovações tecnológicas.
 
Fruto da situação mundial actual foram apresentadas várias máscaras que incorporam tecnologia, as smart masks, entre as quais se podem destacar:
 
Trata-se de uma máscara com filtros N95/FFP2 substituíveis e que incorpora um microfone e um auscultador e estará em breve à venda sendo a indicação atual de preço para 50 dólares.
Trata-se de uma máscara com mais algumas funcionalidades entre as quais a inclusão de sensores para monitorização da respiração do utilizador e da qualidade do ar ao redor. Esta máscara dispõe de filtros substituíveis e o preço deverá rondar os 150 dólares.
Mas a grande inovação, apesar de ainda ser um conceito em desenvolvimento, é a máscara da Razer que dispõe de várias funcionalidades tais como:
Trata-se de uma máscara transparente;
Filtro cirúrgico N95;
Filtros substituíveis;
Amplificação de voz – a máscara inclui um microfone e um amplificador, para que a voz não seja abafada;
Auto-esterlização – a máscara vem com uma caixa de carregamento que inclui lâmpadas UV que eliminam completamente vírus e batérias;
Vedação hermética da entrada de ar – através de vedantes de silicone o contacto da máscara com a cara impede a entrada de ar por outro sítio que não seja o filtro.
Apesar de se tratar ainda de um protótipo, sem preço nem data de lançamento prevista, não será de estranhar que este conceito venha a tornar-se realidade em breve, se não for pelas mãos da Razer será provavelmente por outra marca que aproveite a ideia para expandir os seus negócios numa área de forte crescimento.
 
Após os relógios e óculos inteligentes a tecnologia wearable dispõe de mais uma oportunidade para se expandir e assim damos mais um passo em direção às realidades que antigamente eram pura ficção científica.
 
Publicado/editado: 25/01/2021