Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Viagens em tempos de confinamento

Eixos de Opinião de Novembro de 2020

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Viagens em tempos de confinamento

Nos tempos que correm as viagens e as visitas são miragens ou planos para um futuro que esperamos seja breve. No entanto, em tempo de confinamento imensas possibilidades se apresentam como formas baratas e rápidas de efetuar pequenas visitas virtuais. Vejamos alguns exemplos onde em muitos deles a navegação através das câmaras a 360º poderá ser feita com recurso ao rato ou ao cursor do teclado, transmitindo assim uma melhor sensação de realidade para o visitante.

Muralha da China - a partir do link é possível aceder a uma página onde se encontra disponível um em visita 360º através de vários locais dentro da conhecida muralha da China.

Machu Picchu - a cidade perdida dos Incas pode ser visitada em 360º a partir do link.

Acrópole de Atenas: este belo monumento património mundial que dada de 450 a.c. pode ser visitado do exterior a partir do link.

Torre Eifel: as vistas a partir do interior da Torre Eifel poderão ser acedidas no link.

Museu do Louvre: o museu do Louvre e as suas obras de arte poderão ser acedidas a partir do link.

Castelo de Windsor: algumas das belíssimas alas do Castelo de Windsor poderão ver visitadas em 3D a partir do link.

Museu do Vaticano: o museu do Vaticano juntamente com suas capelas e obras de arte poderão ser visitadas em 360º a partir do link.

Para mais viagens de exploração da cultura mundial o Google disponibiliza  o serviço Google Arts & Culture que dispõe de aplicação para iOS e Android onde é possível explorar os mais variados temas e locais da cultura e história da humanidade assim como efetuar algumas visitas em 360º das quais é possível destacar os National Parks nos Estados Unidos, a partir do link
Para esta visita é disponibilizado um guia de audio que acompanha todas as ações do visitante em cada momento interativo.

Assim com todas estas possibilidades de visitas virtuais poderemos ter uma ideia mais próxima da realidade dos locais em questão e ter a sensação próxima de estar no local mas sem nunca lá ter estado.

 

Publicado/editado: 25/11/2020