Curiosidades sobre o astrónomo Edwin Hubble

Curiosidades...

Curiosidades sobre o astrónomo Edwin Hubble

Edwin Hubble foi um astrónomo norte-americano.

Hubble nasceu em 1989 em Missouri, mas aos 9 anos mudou-se para Chicago. Na secundária foi um aluno promissor, mas mais notável pela sua habilidade atlética; quebrou o recorde de salto em altura do estado de Illinois. Na universidade de Chicago também foi um jogador talentoso da equipa de basquetebol. Ganhou uma bolsa de estudos para estudar Direito em Oxford. Só algum tempo depois de voltar aos Estados Unidos é que decidiu que o seu futuro estava na astronomia.

No início da década de 1920, Hubble desempenhou um papel fundamental em estabelecer o que são galáxias. 

Sabia-se que algumas nebulosas espirais (nuvens difusas de luz no céu noturno) continham estrelas individuais, mas não havia consenso se eram coleções relativamente pequenas de estrelas dentro da nossa galáxia, a “Via Láctea” que se estende até o céu, ou se poderiam ser galáxias separadas, ou "universos-ilhas", tão grandes quanto a nossa própria galáxia, mas muito mais distantes. 

Em 1924 Hubble mediu a distância até a nebulosa de Andrómeda, uma mancha tênue de luz com aproximadamente o mesmo diâmetro aparente da lua, e mostrou que estava cerca de cem mil vezes mais longe que as estrelas mais próximas. Acabou por concluir que seria uma galáxia separada, comparável em tamanho à nossa Via Láctea, mas muito mais distante.

Em 1929 Hubble concluiu também que as galáxias estão a afastar-se de nós, e umas das outras, com uma velocidade de afastamento proporcional à distância da galáxia. Esta descoberta ficou conhecida como a Lei de Hubble.

Hubble mostrou que o Universo está a expandir-se!

Hubble fez as suas grandes descobertas no melhor telescópio do mundo daquela época - o telescópio de 100 polegadas no Monte Wilson, no sul da Califórnia. Hoje o seu nome foi dado ao melhor telescópio que temos, não na Terra, mas num observatório de satélite que orbita à volta do nosso planeta. O Telescópio Espacial Hubble continua o trabalho iniciado pelo próprio Hubble a mapear o nosso Universo, e a produzir as imagens mais notáveis de galáxias distantes já vistas.  

Edwin Hubble mudou a nossa visão do Universo!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Hubble/

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 20/11/2020