Curiosidades sobre o criador de famosos quebra-cabeças matemáticos norte-americano Sam Loyd (1841 - 1911)

Curiosidades...

Samuel Loyd (1841 - 1911) foi um criador norte-americano de famosos quebra-cabeças matemáticos. 

Sam Loyd completou o ensino secundário em 1858. Fascinado pelo jogo de xadrez começou a frequentar um clube de xadrez aos 14 anos e na escola ganhou prémios pelos seus problemas de xadrez.

O primeiro problema de xadrez de Sam foi publicado no New York Saturday Courier a 14 de abril de 1855 e o segundo problema rendeu-lhe o primeiro prémio numa competição organizada pelo New York Clipper tendo sido publicado no jornal a 11 de outubro de 1856.

Sam começou a enviar problemas para a revista de xadrez mensal, The Chess Monthly, e tornou-se o editor de problemas da revista em 1857, com apenas dezasseis anos, depois de ganhar o primeiro prémio pelo problema que pode ver neste link. Clique neste link para ver a sua solução.

Loyd começou por estudar engenharia, com a intenção de se tornar engenheiro mecânico, mas descobriu que poderia ganhar a vida com os seus quebra-cabeças e problemas de xadrez. 

Os interesses de Loyd foram bastante diversos, foi empreiteiro e comprou também uma cadeia de lojas de música. Na verdade, Sam tinha várias habilidades, foi entalhador de madeira, função que aprendeu sozinho e, também, foi um cartunista habilidoso. Continuou a produzir problemas de xadrez, a escrever colunas de jornal, a editar a revista Sam Loyd's Puzzle Magazine e até mesmo a escrever um diário de mecânica. Também jogou em torneios de xadrez, embora não fosse um jogador de xadrez de primeira classe, o que mostra vividamente que o xadrez envolve muito mais do que a resolução de problemas. Visitou a Europa em 1867 e jogou num torneio em Paris, mas não teve um bom desempenho. 

Em 1870, Loyd estava mais interessado em produzir quebra-cabeças matemáticos do que problemas de xadrez. Nessa altura produziu o famoso problema composto por duas imagens de um cavalo e a terceira imagem com dois jóqueis. O desafio consistia em reorganizar as peças para que os jóqueis montassem os cavalos. Loyd vendeu este quebra-cabeças ao empresário do ramo do entretenimento norte-americano, P. T. Barnum, e este ficou famoso como o P. T. Barnum's Trick Donkey.

Pode visualizar este quebra-cabeças e a sua solução apresentada por Deane Hutton no programa de televisão internacional Curiosity Show, um programa produzido na Austrália para jovens. 

Em 1878, Loyd publicou um livro de 500 problemas, Chess Strategy, que consistia principalmente em problemas produzidos, nos dois anos anteriores, para a sua coluna mensal da revista de divulgação científica dos Estados Unidos, Scientific American

Martin Gardner, em Mathematical Puzzles of Sam Loyd refere a habilidade de Loyd descrevendo-a da seguinte forma:

“Loyd had a real gift - such as that shown in the 'Curiosa Mathematica' of the Rev C L Dodgson ... - for the fantastic in mathematical science, and had he devoted himself to making use of it, might have earned fame as an investigator in the vast and poetic region of pure mathematics, a worthy follower of Cayley and Sylvester.”

Alain C. White autor de Sam Loyd and his Chess Problems (1913) também escreveu:

“Ideas came to [Loyd] with great fecundity, often too rapidly for him to analyse them completely. Yet his powers for rapid analysis were almost unrivalled. He could see an idea from many sides at once; first always from the point of view of a puzzle, then from the humorous standpoint, finally from the artistic aspect.”

O quebra-cabeças mais famoso de Loyd foi o 14-15 Puzzle apresentado em 1878. Loyd escreveu sobre este impossível desafio no livro da sua autoria Cyclopaedia of 5000 Puzzles, Tricks and Conundrums, um livro publicado pelo seu filho em 1914. 

Outro dos famosos quebra-cabeças de Loyd, Get off the Earth, foi produzido muitos anos após o 14-15 Puzzle. Pode tentar resolvê-lo AQUI

Loyd inventou o criptaritmo. Pode ver neste link um exemplo. Consegue resolvê-lo? Como sempre, Loyd deu uma descrição colorida para acompanhar este quebra-cabeças: 

“The archaeologist is examining a completed problem in long division, engraved on a sandstone boulder. due to weathering of the rock, most of the figures are no longer legible. Fortunately the eight legible digits provide enough information to enable you to supply the missing figures.”

Loyd produziu mais de 10.000 quebra-cabeças ao longo da sua vida, muitos envolvendo ideias matemáticas sofisticadas.

Terminamos com o humor de Sam Loyd (retirado de Sam Loyd’s Cyclopedia of 5000 Puzzles, Tricks and Conundrums with Answers):

What is the difference between a sun-bonnet and a Sunday-bonnet?
A day’s difference.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Loyd/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 31/01/2022