Curiosidades sobre o físico norte-americano Richard Feynman

Curiosidades...

Richard Phillips Feynman (1918 – 1988) foi um físico norte-americano.

Feynman exibiu um talento precoce para a matemática e a engenharia. Gostava de consertar objetos domésticos e (de acordo com alguns dos seus amigos próximos e familiares) construiu um laboratório primitivo no seu quarto. Os pais referiram que, no sexto ano de escolaridade, Feynman construiu um alarme anti-roubo, enquanto eles saíram para dar uma volta, usando peças sobresselentes que encontrou na garagem. Na época em que estava no secundário, Feynman já estudava conceitos matemáticos avançados que só eram ensinados a estudantes universitários. Algumas fontes afirmam que ele reescreveu o cálculo integral, logaritmos e trigonometria avançada usando a sua própria notação personalizada.

Depois que acabou o secundário, Feynman foi para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Apesar das suas notas em ciências e matemática serem “the best that we’ve seen”, de acordo com Princeton, Feynman quase foi rejeitado devido às suas notas muito baixas em escrita e artes, à sua religião (naquela época Princeton queria eliminar os Judeus no seu Departamento de Ciências) e aos erros de ortografia e gramática. No final, foi aceite e estudou física em Princeton, onde obteve o seu doutoramento. Lecionou em Princeton e as suas aulas atraíram grandes cientistas da época, incluindo Albert Einstein e Von Neumann.

Em Princeton, Feynman conheceu o físico alemão Hans Bethe e foi convidado para trabalhar no desenvolvimento da primeira bomba atómica, mais conhecida como o Projeto Manhattan. Mudou-se para um laboratório secreto em Los Alamos - alguns dos seus trabalhos foram apresentados na sua famosa autobiografia, "Surely You're Joking, Mr. Feynman!": Adventures of a Curious Character

Feynman também lecionou na Cornell University mas o seu tempo no Instituto de Tecnologia da Califórnia  (Caltech) foi, sem dúvida, o auge do seu ensino. Publicou muitos livros nessa época, incluindo The Strange Theory of Light and Matter

Entre os vários prémios recebidos ao longo da sua carreira destacamos o Prémio Nobel de Física em 1965 “pelas suas contribuições para o desenvolvimento da eletrodinâmica quântica”.

Morreu devido a um cancro no estomago diagnosticado em 1978, mas recusou-se a deixar o ensino e lecionou até ao fim. 

Foram muitas as suas contribuições e realizações na física, estas continuaram a estabelecer as bases da pesquisa científica por muito tempo. 

Feynman e o seu trabalho são venerados por físicos em todo o mundo. 

Era um homem cheio de energia, que pensava de uma maneira incomum e que por isso via o mundo de um ponto de vista diferente, com um nível de compreensão diferente!

Ficam aqui os testemunhos de Chandler e Gleick respetivamente sobre Feynman:

“He was widely known for his insatiable curiosity, gentle wit, brilliant mind and playful temperament.”

“... mystifyingly brilliant at calculating, strangely ignorant of the literature, passionate.”

Deixamos um vídeo do tributo de Bill Gates a Richard Feynman. A não perder!

 

Fonte: https://www.rolemodelchangemakers.com/home/2018/3/15/the-life-and-achievements-of-richard-feynman
              https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Feynman/

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 11/05/2021