Curiosidades sobre o matemático alemão Peter Scholze

Curiosidades...

Curiosidades sobre o matemático alemão Peter Scholze

Foto retirada da Quanta Magazine

Peter Scholze é um matemático alemão. 

Scholze é mais conhecido pelo seu trabalho em geometria p-ádica e suas aplicações. 

Nasceu em Dresden a 11 de dezembro de 1987 e cresceu em Berlim. Enquanto estudante participou nas Olimpíadas Internacionais de Matemática e ganhou três medalhas de ouro e uma medalha de prata. 

Estudou na Universidade de Bonn e concluiu o bacharelato e o mestrado em apenas três e dois semestres, respetivamente. Doutorou-se em 2012 com apenas 24 anos. Um verdadeiro prodígio da matemática...

Scholze é professor catedrático da Universidade de Bonn desde 2012 (aos 24 anos, o mais jovem professor catedrático da Alemanha) e diretor do Instituto Max Planck de Matemática em Bonn desde 2018. 

Foram já muitos os prémios recebidos por Scholze na sua curta carreira, destacamos alguns.

Em 2013, recebeu o Prémio SASTRA Ramanujan. Foi premiado com o Clay Research Award em 2014. Recebeu do Institut de Mathématiques de Toulouse o Prémio Fermat 2015. Em 2016, recebeu o prestigioso Prémio Leibniz, da Fundação Alemã de Pesquisa, que lhe atribuiu 2,5 milhões de euros para futuras pesquisas. Nesse mesmo ano recusou o valor de 100.000 dólares americanos referente ao 2016 Breakthrough Prize em Matemática. 

Mas, sem dúvida, o prémio mais importante que recebeu foi a Medalha Fields em 2018, por “transforming arithmetic algebraic geometry over p-adic fields through his introduction of perfectoid spaces, with application to  Galois representations, and for the development of new cohomology theories.”

Peter Scholze descobriu uma nova classe de estruturas geométricas, conhecidas como espaços perfectoid. Estes espaços são muito grandes e complexos, mas possuem propriedades geométricas que são úteis para muitos problemas. Vários problemas antigos e difíceis da teoria dos números podem agora ser resolvidos, com a ajuda dos espaços perfectoid

Michael Hoch, Reitor da Universidade de Bonn referiu: 

“The award and Peter Scholze’s personal success are of great importance, also for the University of Bonn. He will, without a doubt, continue to contribute greatly to shaping mathematical research in the future.” 

Realce-se que Scholze foi o segundo alemão a receber esta distinção. O primeiro foi Gerd Faltings em 1986.

Em 2019, Scholze recebeu a Grande Cruz de Mérito da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha.

Desde 2017 que Scholze é membro da Academia Leopoldina, da Akademie der Wissenschaften und der Literatur e da Academia das Ciências de Berlim

Num dos artigos da Quanta Magazine sobre Peter Scholze, é referido que aos 22 anos apresentou um trabalho com apenas 37 páginas, duma prova impenetrável na teoria dos números que “Harris-Taylor” apresentou num livro de 288 páginas. Weinstein, um matemático (34 anos na altura) que se debruça sobre a teoria dos números, referiu: “It was just so stunning for someone so young to have done something so revolutionary.”

Este artigo online da Quanta Magazine apresenta o jovem matemático Peter Scholze. É um artigo muito interessante e bastante elucidativo, esclarece-nos sobre a forma como Peter desenvolve o seu trabalho e o que pensam os outros matemáticos acerca dele. Descubra tudo aqui

Scholze é um apaixonado pela matemática e é considerado “um dos matemáticos mais influentes do mundo" e "um talento raro que só surge a cada poucas décadas". 

Conheça Peter Scholze através das suas próprias palavras no vídeo seguinte:

Pode também visualizar a entrevista dada ao Centre International de Rencontres Mathématiques (CIRM):

 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Scholze

           www.quantamagazine.org/peter-scholze-and-the-future-of-arithmetic-geometry-20160628

           https://www.mpg.de/12166322/fields-medal-awarded-to-peter-scholze

 

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 11/12/2020