Curiosidades sobre o matemático alemão Richard Courant

Curiosidades...

Curiosidades sobre o matemático alemão Richard Courant

Richard Courant (1888 – 1972) foi um matemático nascido em Lublinitz, Alemanha (agora Lubliniec, Polónia).

Richard nasceu numa família judaica e, a partir dos 14 anos começou a dar aulas particulares para ganhar dinheiro suficiente para se sustentar, visto que na altura a família passava por graves problemas económicos.

Embora ainda não tivesse passado nos exames necessários para entrar na universidade, Richard deixou a escola em 1905 e frequentou aulas de matemática e física na Universidade de Breslávia. Em 1906 passou nos exames e continuou na universidade a partir daquele momento oficialmente como estudante. Embora a sua intenção original fosse estudar física, Courant achou o ensino menos satisfatório do que o de matemática. Ingressou em 1908, incentivado por amigos, na Universidade de Göttingen; o facto de David Hilbert ser professor da universidade foi um dos factores aliciantes. 

Aos 20 anos Courant foi convidado por David Hilbert para ser seu assistente.

Antes do início da Primeira Guerra Mundial Courant  já era professor titular na universidade de Göttingen, mas quando a guerra estourou Courant foi convocado para o exército e esteve envolvido em combates que causaram a morte de metade dos seus companheiros. Na altura, Courant sugeriu a implementação de um sistema telegráfico que usasse a terra como condutor e, foi autorizado a voltar a Göttingen para desenvolver a ideia. Em Göttingen a sua ideia foi posta em prática produzindo uma caixa para transmitir sinais. Courant regressou à sua unidade com a caixa de comunicações, mas a 27 de setembro de 1915, foi ferido recebendo licença para voltar a casa. Embora Courant tenha voltado à frente, segundo Robertson e O’Connor, provavelmente não seria exagerado dizer que o seu equipamento de comunicação lhe salvou a vida, pois Courant evitou o pior dos combates passando o tempo a treinar os homens a usá-lo.

Em 1922 Courant fundou o Instituto de Matemática da Universidade de Göttingen, mas o edifício só estaria finalizado em 1927; foi formalmente inaugurado a 2 de dezembro de 1929.

Em 1924 Courant publica em conjunto com David Hilbert o livro Methoden der mathematischen Physik, onde estão expostas as bases para o uso da computação na resolução numérica de problemas da física. O livro, em nota de rodapé, apresenta pela primeira vez o método dos elementos finitos.

A 30 de janeiro de 1933 Hitler chega ao poder e a 7 de abril de 1933 foi imposta uma lei que obrigava os professores judeus ou de descendência judaica a se retirarem das universidades e, apesar desta lei ter uma cláusula que isentava os não-arianos que lutaram pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial, Courant que esperava não ser afetado, foi impedido de exercer funções. A 5 de maio, Courant recebeu uma carta oficial informando-o que estava em licença forçada. A licença forçada acabou, no entanto, por ser alterada para licença normal e Courant aceitou o convite para lecionar por um ano em Cambridge, Inglaterra, partindo depois para lecionar na Universidade de Nova Iorque, EUA.

Os primeiros meses em Nova Iorque foram difíceis. Courant era mal pago e não existiam matemáticos de qualidade na sua equipa, além de que achava que os alunos estavam muito mal preparados. 

Em 1936 Courant passou a ser professor catedrático na universidade de Nova Iorque e ao mesmo tempo sugeriram-lhe que construísse um instituto semelhante ao de Göttingen. Em 1964, este instituto de matemática aplicada da universidade de Nova Iorque foi rebatizado como Courant Institute of Mathematical Sciences. Usualmente conhecido por apenas Courant este é um dos centros de pesquisa em ciências matemáticas mais prestigiados do mundo.

Como curiosidade refira-se que numerosos matemáticos que foram forçados a deixar a Alemanha nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial, receberam a ajuda de Courant para obter cargos nos Estados Unidos.

Courant escreveu um dos mais importantes livros didáticos sobre cálculo e análise real do século XX, o livro Differential and Integral Calculus, este livro foi amplamente utilizado no ensino desta matéria.

Em 1940-41 Courant em conjunto com Herbert Robbins, um jovem topologista de Harvard, publicaram o famoso "What is Mathematics?".

O trabalho matemático de Richard Courant incidiu nas áreas de análise real, física matemática e equações diferenciais parciais.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Courant/

               https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Courant

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 08/01/2021