Curiosidades sobre o matemático dinamarquês Tycho Brahe (1546 – 1601)

Curiosidades...

Tycho Brahe (1546 – 1601) foi um astrónomo e matemático dinamarquês.

Tycho pertencia à nobreza dinamarquesa e em criança foi raptado pelo irmão do seu pai; este seu tio não tinha herdeiros. Os pais de Tycho provavelmente entraram em acordo com o tio e este acabou por o criar. 

O eclipse ocorrido a 21 de agosto de 1560, particularmente o facto de ter sido previsto, impressionou Tycho e entusiasmou-o a começar a fazer os seus próprios estudos de astronomia, auxiliado por alguns professores. 

Tycho começou a fazer observações e a manter um registo dessas observações. Começou a estudar astronomia com Bartholomew Schultz em Leipzig, que lhe ensinou alguns truques para obter observações mais precisas. Como as observações precisas exigiam bons instrumentos Tycho começou a adquiri-los e mais tarde a desenhá-los e a contruí-los .

Aos vinte anos Tycho envolveu-se num duelo e parte do seu nariz foi cortado. Usou para o resto da sua vida um nariz artificial feito de prata e ouro. No entanto, análises realizadas em 1901, na altura da abertura da sua tumba, revelaram que a prótese não seria de metais preciosos. Na segunda exumação do seu corpo, em 2010, descobriram vestígios de partes iguais de cobre e zinco, o que indicava que a prótese seria feita de latão.

A 11 de novembro de 1572, na escuridão do início da noite, ao olhar para o céu observou uma estrela extra na constelação de Cassiopeia, quase diretamente acima. O aparecimento desta nova estrela não estava de acordo com a teoria aristotélica de que o “mundo supralunar” era imutável. Este facto tornou-o famoso e em 1573 Tycho publicou De Nova Stella e foi convidado pelo rei a dar aulas de Astronomia na Universidade de Copenhagen.

Em 1599 Tycho foi nomeado Matemático Imperial e Johannes Kepler era seu assistente. Em conjunto com Kepler compilaram um novo conjunto de tabelas astronómicas, as Tabelas Rudolphine, com base nas observações registadas por Tycho. 

Quando Tycho morreu, Kepler sucedeu-o como Matemático Imperial. As observações de Tycho permitiram que Kepler deduzisse as suas três leis do movimento planetário. 

Sobre a morte de Tycho existiam duas teorias: inflamação da bexiga (por causa das boas maneiras - evitou retirar-se da mesa antes do seu anfitrião, mantendo-se demasiado tempo à mesa sem libertar a sua bexiga) ou envenamento por mercúrio (foram encontrados níveis tóxicos nos seus cabelos e na raiz dos cabelos). 

Um dos suspeitos do suposto envenenamento seria Kepler porque tinha os meios, os motivos, e a oportunidade - roubou os dados de Tycho na altura da sua morte.  O outro suspeito seria um seu primo a mando do rei por suspeitas de que Tycho tinha um caso com a rainha-mãe.

A exumação do corpo de Tycho em 2010 mostrou que as concentrações de mercúrio encontradas não seriam suficientes para provocar o seu envenenamento, chegando à conclusão que não teria sido assassinado. 

Não perca o vídeo seguinte sobre a vida de Tycho.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Brahe/
              https://pt.wikipedia.org/wiki/Tycho_Brahe
              https://www.theguardian.com/science/2012/nov/15/astronomer-tycho-brahe-death-scientists

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 14/12/2021