Curiosidades sobre o matemático e arquiteto inglês Christopher Wren (1632 – 1723)

Curiosidades...

Christopher Wren (1632 – 1723) foi um matemático e o maior arquiteto da Inglaterra do seu tempo. 

Em criança estudou em casa com um tutor até se mudar para Windsor, onde foi amigo de infância do filho do rei Carlos I.  

Em 1661 Wren foi eleito Savilian Professor of Astronomy em Oxford. Um ano depois foi um dos fundadores da Royal Society tendo sido seu presidente entre 1680 e 1682. Wren recebe o título de cavaleiro em 1673 passando a ter o seu nome precedido do título de “Sir”.

Os principais trabalhos científicos de Wren estão documentados na Royal Society e abrangem várias áreas do conhecimento. Os seus trabalhos científicos foram citados por Isaac Newton e Blaise Pascal. 

Na matemática Wren é mais conhecido por ter determinado o comprimento de um arco da ciclóide usando o método da exaustão.

Na arquitetura é mais conhecido pelos edifícios que projetou após o Grande Incêndio de Londres em 1666. Wren projetou 51 igrejas em Londres, incluindo a Catedral de São Paulo (St Paul's Cathedral), considerada uma das obras-primas da arquitetura europeia, e muitos outros prédios seculares também dignos de realce.

Podemos entender um pouco do carácter de Wren quando percebemos que ele permaneceu amigo de algumas das pessoas mais estranhas da sua época, principalmente Robert Hooke e John Flamsteed. Phillimore escreveu sobre a sua personalidade referindo: 

“Loving, gentle, modest, he was as a boy; and the famous architect possessed these qualities still. In a corrupt age all testimony leaves him spotless; in positions of great trust and still greater difficulty his integrity was but the more clearly shown by the attacks made against him ...”

Christopher Wren encontra-se na cripta da Catedral de São Paulo sob o corredor sul do coro, na extremidade leste. Na sua lápide pode ler-se: 

“Lector, si monumentum requiris, circumspice” 
(Leitor, se procura o seu monumento, olhe à sua volta).

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Wren/
             https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_S%C3%A3o_Paulo_(Londres)

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 20/10/2021