Curiosidades sobre o matemático e filósofo britânico Alfred North Whitehead

Curiosidades...

Curiosidades sobre o matemático e filósofo britânico Alfred North Whitehead

Alfred North Whitehead (1861-1947) foi um matemático e filósofo britânico.

Em setembro de 1875, Alfred Whitehead entrou para uma das mais conceituadas escolas particulares do país da sua época, a Sherborne School, em Denver. Durante o seu tempo em Sherborne, Whitehead ganhou muitos prémios, incluindo o Prémio Digby de Matemática e Ciências (1877, 1878, 1879) e a Medalha de Matemática (1878, 1879, 1880). Também se destacou como membro da equipa de rúgbi e de críquete da escola.

Em 1880 Whitehead foi estudar para o Trinity College, Cambridge, e nos exames de matemática (Tripos) de 1883 ficou em quarto lugar. Em 1884 ganhou uma bolsa e foi nomeado professor assistente do Trinity College onde lecionou matemática aplicada.

Em 1894 Whitehead tornou-se examinador do Mathematical Tripos e em 1903 foi promovido a professor sénior, uma posição que acabava de ser estabelecida em Cambridge. 

Em 1910 o matemático Andrew Forsyth, que era amigo íntimo de Whitehead desde os seus tempos de estudante, envolveu-se com Marion Amelia Pollock, esposa do físico Sir Charles Boys, e o escândalo forçou-o a renunciar ao seu cargo em Cambridge. Refira-se como curiosidade que Marion mais tarde divorciou-se de Boys e casou-se com Forsyth. Whitehead fez tudo que pôde para garantir que Forsyth mantivesse o seu cargo, mas a decisão sobre se ele poderia ficar ou não foi tomada pelo Conselho de Trinity e Whitehead, como um membro desse conselho, argumentou fortemente contra a demissão de Forsyth. Whitehead foi derrotado no Conselho, e o Conselho também votou e decidiu na rescisão do cargo de Whitehead no Trinity. Whitehead deixou o Trinity College apesar de ainda ter três anos pela frente, não quis discutir o seu caso. Mudou-se para Londres no verão de 1910 sem ter um cargo para assumir. Em 1914, após quatro anos sem uma posição adequada, tornou-se professor de matemática aplicada no Imperial College of Science and Technology em Londres. Permaneceu no Imperial College até 1924. 

Em 1924 aceitou o convite para lecionar a cadeira de filosofia na Universidade de Harvard onde permaneceu até à sua reforma em 1937. 

No início da sua carreira Whitehead dedicou-se à matemática, à lógica e à física. O seu primeiro grande trabalho foi Treatise on Universal Algebra (1898), onde se propôs a unificar a Álgebra. Com a publicação deste trabalho foi eleito para a Royal Society em 1903. 

Whitehead também colaborou com o seu aluno Bertrand Russell no trabalho, Principia Mathematica. O Principia Mathematica é uma obra de três volumes sobre fundamentos da matemática, publicada nos anos de 1910, 1912 e 1913. Em 1927, foram acrescentados à Segunda Edição, uma Introdução e os Apêndices A e C. Este trabalho de parceria entre os dois tentou construir as bases da matemática numa base lógica rigorosa e foi realizado com Russell como o filósofo do projeto e Whitehead como o matemático.

“O Principia é considerado pelos especialistas como um dos mais importantes trabalhos sobre a interdisciplinaridade entre matemática, lógica e filosofia, com dimensão comparável ao Organon de Aristoteles. Permanece até hoje considerado um dos mais importantes livros em filosofia da matemática escritos em toda a História.” 

Trabalhar com Russell não ocupou Whitehead completamente, pois ele continuou a produzir os seus próprios trabalhos. Em 1906, publicou The axioms of projective geometry e, no ano seguinte, The axioms of descriptive geometry. Também escreveu o popular livro de matemática An introduction to mathematics, publicado em 1911.

Enquanto o Principia Mathematica se aproximava da sua conclusão, Whitehead voltou a sua atenção para a filosofia da ciência. Esse interesse surgiu da tentativa de explicar a relação das teorias matemáticas formais na física com base na sua experiência e foi desencadeado pela revolução provocada pela teoria da relatividade geral de Einstein. Em The Principle of Relativity (1922), Whitehead apresentou uma alternativa às visões de Einstein.

Durante a sua vida, Whitehead foi também reconhecido como um dos maiores filósofos da sua época. 

As aulas de filosofia dadas em 1925, em Havard, por Whitehead foram mais tarde publicadas na forma de livro: Science and the Modern World (Lowell Lectures 1925), e serviu como uma introdução à sua metafísica, distinta da metafísica de Immanuel Kant.

Como curiosidade refira-se que este livro estava disponível na Sherborne School e Alan Turing, na altura com 17 anos, também aluno desta escola, pediu-o emprestado à biblioteca. Pode ver aqui o registo dos livros pedidos à biblioteca por Alan Turing. 

O livro mais importante de Whitehead, Process and Reality (1929), levou a sua teoria a um nível de generalidade ainda maior.

Whitehead recebeu muitas homenagens ao longo de sua carreira. Em 1922 Whitehead foi o primeiro a receber o prémio James Scott da Royal Society de Edinburgh, e recebeu a medalha Sylvester da Royal Society em 1925. Em 1930, foi premiado com a Medalha Butler da Universidade de Columbia e, em 1931, foi nomeado membro da British Academy. Foi também foi premiado com a Ordem de Mérito em 1945. Muitas universidades concederam-lhe um título honorário, incluindo Manchester, St Andrews, Wisconsin, Harvard, Yale e Montreal.

Alfred North Whitehead morreu em Cambridge, Massachusetts, a 30 de dezembro de 1947. As suas cinzas foram espalhadas na Harvard Memorial Church

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Whitehead/
             https://oldshirburnian.org.uk/alfred-north-whitehead-1861-1947/
             https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_North_Whitehead

Fotos retiradas de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_North_Whitehead#/media/Ficheiro:Alfred_North_Whitehead_-_cropped.jpg e https://oldshirburnian.org.uk/alfred-north-whitehead-1861-1947/

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 15/02/2021