Curiosidades sobre o matemático e filósofo francês René Descartes (1596 – 1650)

Curiosidades...

René Descartes (1596 – 1650) foi um matemático e filósofo francês.

Descartes é considerado o pai da Geometria Analítica. O trabalho de Descartes teve uma grande influência sobre matemáticos e filósofos.

Desde criança que a saúde de René era débil. Durante toda a sua infância, até aos 20 anos, foi pálido e com uma tosse persistente. Enquanto frequentou a escola, devido à sua saúde precária, era-lhe permitido permanecer na cama até as 11 horas da manhã, um hábito que manteve. 

Descartes frequentou o La Flèche College entre os anos de 1607 e 1614. Nessa altura Descartes percebeu o quão pouco aprendeu e sabia, e que a única matéria que era satisfatória aos seus olhos era a matemática. Esta ideia tornou-se a base do seu modo de pensar e a base de todas as suas obras.

Descartes formou-se em Direito na Universidade de Poitiers, em 1616, cumprindo a vontade do pai, mas logo decidiu que não era esse o caminho que queria seguir.

Alistou-se na escola militar de Breda em 1618, tornando-se voluntário no exército de Maurício de Nassau. Enquanto em Breda o seu estudo formal foi de engenharia militar, mas também começou a estudar matemática e mecânica com o cientista holandês Isaac Beeckman. 

Em 1619 juntou-se ao exército bávaro e foi colocado em Ulm. Nessa altura teve três sonhos que acreditava lhe terem sido enviados por um espírito divino com a intenção de lhe revelar uma nova abordagem da filosofia. As ideias desses sonhos dominariam grande parte do seu trabalho a partir daquele momento.

Em 1620 a peste atinge Paris e Descartes começa a sua viagem, por vários países da Europa.

Em 1623, regressa a Paris e conhece Marin Mersenne, um conhecimento importante que o manteve a par do mundo científico por muitos anos. A sua casa em Paris tornou-se um ponto de encontro para filósofos e matemáticos e tornou-se cada vez mais movimentada. Por 1628 Descartes, cansado da azáfama de Paris, da casa cheia de gente e da vida de viagens que tinha antes, decidiu instalar-se onde pudesse trabalhar a sós. Acabou por escolher a Holanda onde viveu os próximos vinte anos. Contou a Mersenne onde morava para que pudesse manter contato com o mundo matemático, mas, fora isso, manteve em segredo o seu local de residência.

Logo depois de se estabelecer na Holanda, Descartes começou a trabalhar no seu primeiro grande tratado da física, Le Monde, ou Traité de la Lumière, mas com a notícia de que Galileu foi condenado a prisão domiciliar, Descartes, talvez sabiamente, decidiu não arriscar a publicação e a obra foi publicada, apenas em parte, após a sua morte. 

Descartes foi pressionado pelos seus amigos a publicar as suas ideias e, embora tenha sido inflexível em não publicar o Le Monde, escreveu um tratado, publicado em Leiden, em 1637, sobre ciência sob o título Discours de la méthode pour bien conduire sa raison et chercher la vérité dans les sciences. Três apêndices deste trabalho foram La Dioptrique (trabalho sobre óptica), Les Météores (trabalho sobre meteorologia), e La Géométrie. La Géométrie foi a parte mais importante deste trabalho, inclui a sua aplicação da álgebra à geometria surgindo assim a geometria cartesiana. 

Este tratado descreve o que Descartes considera um meio mais satisfatório de adquirir conhecimento do que aquele apresentado pela lógica de Aristóteles. Somente a matemática, sente Descartes, é certa, então tudo deve ser baseado na matemática.

A mais completa das obras de Descartes, Principia Philosophiae foi publicado em Amsterdão em 1644. Descartes tenta colocar todo o universo numa base matemática reduzindo o estudo ao da mecânica.     

Em 1644 Descartes publicou a obra Meditationes de prima philosophia, in qua Dei existentia et animæ immortalitas demonstratur. A rainha Cristina da Suécia toma conhecimento deste trabalho e em 1649 faz um convite a Descartes para viajar até Estocolmo, pedindo-lhe lições. As lições privadas com a rainha eram às 5 da manhã e Descartes caminhava todas as manhãs até ao palácio, quebrando o hábito da sua vida de se levantar às 11 horas da manhã.

Descartes morreu de pneumonia aos 53 anos, depois de viver alguns meses no clima frio da Suécia.

Terminamos com as palavras do matemático Rudolf Ernest Langer sobre Descartes:

“His manners were always refined, gentle, and polite, and his temper tranquil and easy. As a personality he was proud, somewhat aristocratically reserved, sensitive, a bit angular, and, though a shade domineering, was pre-eminently obliging.”

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Descartes/

             https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristina_da_Su%C3%A9cia

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 31/03/2022