Curiosidades sobre o matemático e filósofo norte-americano Norbert Wiener (1894 - 1964)

Curiosidades...

Norbert Wiener (1894 - 1964) foi um matemático e filósofo norte-americano. 

Wiener produziu trabalho importante sobre probabilidades. Estudou os movimentos brownianos que o levaram até ao estudo da teoria das probabilidades. Introduziu a medida no espaço de caminhos unidimensionais que conduziu a conceitos de probabilidade de uma forma natural. Mas Wiener é mais conhecido por ser o criador da cibernética

Wiener foi uma criança prodígio. Com apenas onze anos, Wiener ingressou no Tufts College, e em 1909 licenciou-se em matemática, aos quatorze anos, entrando em Harvard para iniciar os seus estudos de pós-graduação.

Em 1910 ganhou uma bolsa de estudos para Cornell e iniciou os seus estudos de pós-graduação em filosofia. 

De volta a Harvard, Wiener foi fortemente influenciado pelo excelente ensino de Edward Huntington sobre filosofia matemática e doutorou-se em Harvard aos 18 anos com uma dissertação sobre lógica matemática orientada por Karl Schmidt. 

De Harvard, Wiener foi para Cambridge, Inglaterra, para estudar com Russell. Russell aconselhou-o a frequentar as aulas de G. H. Hardy porque entendia que para estudar filosofia matemática, Weiner precisava de saber mais matemática. 

Em 1914 Wiener foi para Göttingen, na Alemanha, para estudar equações diferenciais com Hilbert, e também frequentou um curso de teoria de grupos com Edmund Landau. 

Wiener foi influenciado por Hilbert, Landau e Russell, mas principalmente por Hardy.

Em Göttingen aprendeu a lição de que "a matemática tem de ser discutida e vivida".

Wiener tinha uma gama extraordinariamente ampla de interesses e contribuiu para muitas áreas, incluindo cibernética (um termo que ele cunhou), teoria quântica e durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou no controle de tiros. Este último trabalho provavelmente motivou a sua invenção da nova área da cibernética que descreveu na sua mais famosa obra: Cybernetics: or, Control and Communication in the Animal and the Machine (1948). 

Foi também um dos primeiros investigadores em processos de ruído estocásticos e matemáticos, contribuindo com trabalhos importantes para a engenharia eletrónica, comunicação eletrónica e sistemas de controle.

Norbert Wiener foi um dos primeiros a concluir que: "Todo o comportamento inteligente era o resultado de mecanismos de feedback, que poderiam ser simulados por máquinas". 

E este resultado foi um passo inicial importante para o desenvolvimento da inteligência artificial moderna.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Wiener_Norbert/
              https://en.wikipedia.org/wiki/Norbert_Wiener

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 26/11/2021