Curiosidades sobre o matemático e físico francês Siméon-Denis Poisson

Curiosidades...

Siméon-Denis Poisson (1781 - 1840) foi um matemático e físico francês.

Quando começou a estudar matemática em 1798 na École Polytechnique, Poisson teve que superar as deficiências da sua educação inicial e a pouca experiência que tinha num ambiente social e académico. No entanto, poucas pessoas alcançaram o sucesso académico tão rapidamente quanto Poisson. Enfrentou os seus estudos académicos com grande entusiasmo, mas também encontrou tempo para desfrutar do teatro e de outras atividades sociais em Paris.

Uma particularidade de Poisson era a sua falta de coordenação. Este problema impediu-o de desenhar diagramas matemáticos.

Laplace e Lagrange foram professores de Poisson. Rapidamente perceberam o seu talento para a matemática, tendo lhe dado todo o apoio que precisou, ficando amigos para toda a vida. 

Poisson trabalhou em integrais definidos e séries de Fourier, a base do trabalho posterior de Dirichlet e Riemann nesta área.

A distribuição de Poisson aparece pela primeira vez em Recherches sur la probabilité des jugements en matière criminelle et matière civile, um importante trabalho sobre probabilidades publicado em 1837. Também introduziu a expressão "lei dos grandes números". 

Apesar de ter publicado entre 300 e 400 trabalhos matemáticos, Poisson não foi enaltecido por outros matemáticos franceses durante a sua vida ou após a sua morte. A sua reputação era garantida pela estima de matemáticos estrangeiros que pareciam mais capazes do que os seus próprios colegas de reconhecer a importância das suas ideias. 

O professor Marcos Murakami, da faculdade de ensino superior Faci e Unifamaz, no vídeo seguinte, resolve exercícios de aplicação da distribuição de Poisson. Não perca!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Poisson/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 21/06/2021